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Carros conectados e compartilhados: novas tendências do transporte

De acordo com as projeções da Market Research.com, as principais tendências da indústria dos transportes para os próximos anos envolvem carros conectados, veículos autônomos, novos materiais e mudanças nos desejos dos consumidores. No Japão, por exemplo, os jovens estão perdendo o interesse pela compra do primeiro carro novo. O mercado mundial vai ser de US$ 3 bilhões em 2035, e os fabricantes de veículos terão de se tornar cada vez mais inovadores.

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Com a contínua expansão da Internet das Coisas (Internet of Things, IoT), o maior interesse do consumidor será receber novidades de software, informações sobre tráfego e planos de dados. Alguns veículos já recebem os benefícios da conectividade da internet. A Market Research diz que companhias como a Telogis usam dados de veículos e de sua localização para planejar aquisição de frotas, gerenciar sua rota e manutenção.

A indústria de seguros também poderá receber uma ajuda à medida que veículos conectados mostrem se um motorista é seguro ou inseguro ao volante. Há vários anos companhias vêm experimentando com tecnologias autônomas e melhorias estão sendo feitas com tipos de veículos que poderão oferecer numerosos benefícios se corretamente montados. Há três anos a Google usava carros autônomos que tinham sensores que custavam mais de US$ 70 mil. Hoje, esses mesmos sensores custam um décimo do preço! Serviços como Uber (1ª foto acima), Lyft (carro com ´bigode´ colorido), além de táxis comuns com frotas renovadas, estão igualmente mudando a paisagem do transporte oferecendo serviços que são mais seguros e confortáveis que trens, ônibus e outras formas de transporte público. (Fotos: divulgação / Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores, não representando, necessariamente, a opinião deste veículo. Texto desta seção: Zé Luiz Viera)