A pista alemã de Nürburgring parece ter novos recordes mundiais à cada semana. Neste momento, entre os fabricantes de automóveis com tração dianteira (maioria no mundo), o campeão é o Honda Civic Type R com outros atrás dele em diferença de frações de segundo.
O mais rápido >> A Mercedes-Benz é dona da maioria dos recordes de impulsão traseira. Uma legião tenta fazer o mesmo com tração nas quatro rodas e todos agora sabem que têm de se preocupar com um novo rebelde no pedaço. Um novato vindo da China, elétrico e de nome NIO EP9, acaba de fazer a volta da pista no precioso tempo de 6:45.900, deixando o Lamborghini Huracan seis segundos para trás! O modelo chinês agora é o mais veloz carro de produção naquela pista germânica.
Preço >> O NIO EP9 com 1.342 hp de potência, consegue acelerar de zero a 313 km/h em 7,1 segundos! Vários interessados já quiseram comprar um, mas os chineses (que prometeram fabricar apenas 10 unidades do NIO) ainda não abriram as encomendas e quando o fizerem, cada cliente terá que desembolsar aproximadamente US$ 1,5 milhão pela unidade.
Sem validade >> Esta não foi a primeira vez que o elétrico chinês foi à Alemanha em busca de glória: no ano passado o NIO fez o tempo de 7:05.120 naquele mesmo circuito. As condições, porém, não foram ideais, embora já fossem suficientes para o EP9 ficar como recordista da pista entre os veículos elétricos.
Desta vez tudo estava em perfeitas condições, com pneus mais cheios de atrito e a aerodinâmica em máxima ordem. O recorde, no entanto, de nada valeu…, pois o tempo da volta foi marcado pela própria companhia. Curiosidade: os pneus do NIO EP9 são feitos à mão. (Fotos: divulgação)