Desde 2010

buru-rodas

Ioniq, o Hyundai elétrico com ´três trens de força´ numa só carroceria

31_hyu ioq 01

Não basta ser apenas um carro elétrico: agora tem que ser autosuficiente em todos os aspectos. A Hyundai apresentou em 2015 nos Salões de Genebra e New York o Ioniq, um modelo que já está pronto e com tecnologia de altíssima qualidade para ser utilizada em prol da sustentabilidade e baixas emissões. A marca promete lançá-lo na Coreia já em janeiro de 2016.

31_hyu ioq 02

O hatchback traz como maior novidade o fato de congregar – na mesma carroceria – três ´trens de força´, ou seja, três conjuntos mecânicos que podem trabalhar ´em solitário´ ou juntos. O veículo de combustível alternativo pode ser utilizado como um carro elétrico puro (movido apenas pela energia das baterias) ou como um (de duas possibilidades) de híbridos que juntam a gasolina e eletricidade: um plug-in (com a força recarregada na tomada) e o outro um motor de combustão que também serve como carregador do motor elétrico ´não plug-in´.

31_hyu ioq 03

Quando utilizando o seu esquema totalmente elétrico, o Ioniq é acionado por uma bateria de alta eficiência de íons de lítio (HEV). A versão plug-in (PHEV) recebe eletricidade de uma rede elétrica normal aumentando seu alcance e minimizando suas emissões. Já o HEV utiliza o motor de combustão interna para carregar a bateria. No frigir dos ovos, as montadoras estão buscando o caminho do veículo híbrido que consiga altíssimas autonomias com o menor custo de eletricidade e menor gasto de combustíveis fósseis. (Fotos: divulgação)