Desde 2010

buru-rodas

Kawasaki H2R, a geradora de viúvas!

A motocicleta Ninja H2 produzida pela Kawasaki Heavy Industries na década de 70, ficou conhecida mundo afora como a “geradora de viúvas”. Com um motor de dois tempos, três cilindros e 750 cilindradas, manteve-se até hoje como aquilo que se dizia ser “a coisa mais maluca sobre duas rodas”.

26_k h2r  001

Nesse meio tempo a BMW lançou a S-1000R e a Ducati colocou no mercado a Panigali, ambas feitas pra quem tem sangue nos olhos, com 200 kg de massa e 200 hp de potência, ou seja, com a absurda relação de 1 cv por kg! Mas há pouco tempo apareceu a frenética Kawasaki H2R que, acredite: tem um pouco menos de peso e 110 hp a mais! Essa feroz japonesa vem com motor de 4 cilindros em linha, 998 cilindradas e compressor. O propulsor foi criado pelas várias divisões da Kawasaki Heavy Industries e o compressor foi feito para suportar tolerâncias antes tidas como quase impossíveis.

26_k h2r  002

O espanhol Marc Marquez, piloto bicampeão da Moto GP, anda com uma moto de 270 hp e aproximadamente 270 quilos deixando quase todos os concorrentes para trás. A H2R é um pouco mais leve e, em relação à máquina de Marquez, tem 40 hp extras… Um absurdo que entrega uma relação peso/potência de cerca de 0,8 cv/kg.

26_k h2r  003

A Kawasaki Ninja H2R não é uma máquina legalizada para a rua e sim, somente para pistas de corrida. Seus freios são da Brembo com ABS. O seu sistema eletrônico de tração é especialíssimo e o braço traseiro ajustável da KYB (com apenas um lado), compõe uma das partes integrantes do design. A máquina acelera de 0-100 km/h em menos de 3 segundos. Teria coragem de tentar? (Fotos: divulgação)

26_k h2r  004