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Lexus NX: a vantagem da diferença

 Acura, Audi, BMW, Infiniti, Land Rover, Lincoln, Mercedes e Volvo são os concorrentes dos Lexus no segmento internacional de crossovers compactos, sendo que o Lexus foi o ´Pai´ da categoria SUV crossover em 1998, com o lançamento do RX 300.

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Curiosamente, os compactos Lexus NX têm tido grande dificuldade de enfrentar seus concorrentes de menor porte, por uma razão inesperada: seus carros têm tido uma cara pra lá de feinha. Agora, os dois novos Lexus NX vão enfrentar de igual para igual seus concorrentes com um estilo senão bonito, pelo menos tremendamente diferente: vincos fortes, dobras ´gordas´, arcos expansivos, teto bem arredondado. Podem não ser realmente bonitos, mas pelo menos são muito diferentes.

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O estilo é clássico no sentido de gostar ou detestar: ótimo para a Lexus, que vende seus carros independentemente de sua aparência. Dentro, o carro é todo suave e macio, com materiais de toque agradável. Quando o carro está sendo dirigido esportivamente, um dos quatro instrumentos vira um tacômetro. Os faróis de LED são de comando automático, a entrada e a ignição são automáticas e sem chave, o controle climático de duas zonas é igualmente automático, os assentos dianteiros têm comando elétrico em oito sentidos e o banco traseiro é dividido 60/40.

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Os dois modelos, NX 200T e NX 300H, são extremamente ágeis e estáveis devido aos motores opcionais de 2.5 litros, à sua suspensão traseira em duplo “A” e a um painel de piso baixo e pouco comum para um SUV. O quatro cilindros a gasolina desenvolve 154 hp e é conectado à transmissão Synergy Drive híbrida da Toyota, com dois motores elétricos/geradores, um que ´toca´ o carro sozinho ou ajuda o motor a combustão quando necessário, e o outro que recarrega a bateria. A potência total é de 194 hp.

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Uma nova transmissão automática com kick-down e duplo conjunto de engrenagens planetárias desempenha três papeis: como um divisor entre o gerador e as rodas dianteiras, como uma engrenagem de redução para o motor elétrico e, quando os dois funcionam em conjunto, como uma caixa CVT eletronicamente controlada. Quando o usuário quer mais potência, ou simplesmente um esquema de tração múltipla, o motor elétrico no eixo traseiro trabalha como um transeixo e adiciona 67 hp. De cada lado do banco traseiro vai um módulo de 20 kg, melhorando o centro de gravidade do veículo. (Fotos: divulgação)

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