Desde 2010

buru-rodas

Maruti passa a valer mais que a sua marca “mãe” Suzuki

Logo após deixar a Tata Motors para trás como a empresa automotiva mais valiosa da Índia, a (também indiana) Maruti, passou igualmente para trás a sua “mãe” Suzuki em valor de mercado: US$ 19,73 bilhões contra US$ 19 bilhões. Nos últimos anos a Suzuki tem tido um desempenho muito fraco, com vendas menores nos principais mercados, exceto a Ásia.

25_ert 1

De acordo com V. G. Ramakrishnan, diretor da firma de consultoria Frost & Sullivan, o mercado de automóveis na Índia deverá ficar, muito em breve, entre os três maiores do mundo. Sendo líder de um mercado tão grande, essa situação daria a Suzuki (atualmente no 9º lugar) a possibilidade de saltar para a quinta ou sexta posição do mercado global.

25_ert 2

A Suzuki tem dado vários passos estratégicos que indicam a proeminência da subsidiária indiana. Seu chairman, Osamu Suzuki, visita a Índia a cada três meses e tem carta branca para desenvolver negócios na África e na América Latina usando a rede de revendas da Suzuki para não apenas vender os carros pequenos da marca, mas também os maiores, como o Ciaz na África do Sul. A Suzuki investiu num motor diesel para atender a demanda da Maruti na Índia e iniciou o desenvolvimento de produtos específicos para aquele mercado, como o Ertiga, o primeiro desenhado especificamente para o público indiano. (Fotos: divulgação)

25_ert 3