Desde 2010

buru-rodas

Mitsubishi Motors anuncia a sua saída do mercado norte-americano

04_mit f 01

A Mitsubishi Motors confirmou que, após revisar a sua corrente de fornecimento, resolveu terminar a produção em sua planta da cidade de Normal, no Estado de Illinois (EUA). O anúncio oficial veio após os jornais japoneses dizerem que a fabricante havia decidido parar a produção americana e focar apenas nos mercados asiáticos.

04_mit f 02

A produção anual da fábrica de Normal, localidade que fica a uns 160 quilômetros de Chicago, chegou a ser de mais de 200 mil Outlanders por ano, caindo para 64 mil no ano passado. O Nikkei, maior jornal de negócios nipônico, diz que a Mitsubishi será a primeira fabricante a deixar tanto os Estados Unidos como a Europa. A companhia construiu uma fábrica na Tailândia, comprou uma unidade da Ford nas Filipinas e está construindo uma terceira na Indonésia.

Normal é a única fábrica japonesa com representação sindical, mas tanto os sindicalistas como o prefeito desta cidade garantem que não há problemas de mão de obra, e sim de uma queda vertiginosa nas vendas. A situação, evidentemente, deverá gerar demissões, mas a Mitsubishi já se comprometeu que, apesar de encerrar as atividades de fabricação nos Estados Unidos, por considerar o mercado yankee ainda como um ambiente em crescimento, vai suprir a demanda local trazendo veículos de suas fábricas no oriente. (Foto: divulgação)