Desde 2010

buru-rodas

O alemão EOscc2 e suas rodas que giram 90 graus!

Agora é a vez do Centro Alemão de Pesquisas de Inteligência Artificial e seu EOscc2, um microcarro ultraflexível para megacidades acionado por um conjunto de baterias de fosfato de lítio-ferro e um motor elétrico de 4 kW dentro de cada roda. O carrinho é equipado com câmeras estereoscópicas, sensores potenciômetros dianteiro e traseiro, um sistema LIDAR e seis câmeras 3D de ‘tempo de voo’. Juntados ao computador de bordo, esse conjunto de sensores permite estacionamento autônomo e várias outras funções de ajuda ao motorista.

28_jlv a

Seus projetistas esperam que com mais desenvolvimento, sua tecnologia permitirá funcionamento com completa autonomia e juntar-se a outros EOscc2 para formar ‘pelotões’ tipo ‘trens’ para viagens rodoviárias mais longas. Compartilhando as baterias uns dos outros e tendo de enfrentar menos resistência de vento, os carros nesses pelotões precisarão de menos potência do que se estivessem fazendo a viagem individualmente.

28_jlv b

Mais interessante ainda, suas rodas podem girar 90 graus e, por isso, entrar de lado nas menores vagas. Ele pode também girar ao redor de seu centro ou sair diagonalmente. Parado e longitudinalmente inclinado, ele fica ainda um metro mais curto. Como o Rinspeed de conceito, pode usar uma interface de travamento para carga de bateria, ou ainda receber um módulo de extensão para transporte de passageiros ou de cargas. (Fotos: divulgação)