Desde 2010

buru-rodas

O Toyota Mirai e sua eficaz célula de combustível

09_toy mir 001 

Jim Lentz, CEO da Toyota North America, anunciou que o modelo Mirai (movido a hidrogênio), além de limpo em emissões (já que devolve H2O pelo escapamento), teve um consumo oficial de 28,5 km/litro (exatos 28,494431 litros) percorrendo 502 quilômetros com um tanque cheio de hidrogênio.

09_toy mir 002

Esses números de consumo levantados pela Environmental Protection Agency, EPA, agência de proteção ambiental americana, no dia 2 do atual mês de julho, confirmam que o Mirai é o único veículo elétrico capaz de rodar mais de 500 km com um tanque. Lentz, em seu discurso no Festival de Ideias de Aspen, no Colorado, disse que “a Toyota no começo da década de 90 já sabia que a eletrificação era a chave do futuro do automóvel. Assim como o Prius introduziu o veículo elétrico híbrido a milhões de compradores há quase vinte anos, o Mirai está pronto a abrir uma nova era de transporte eficiente a hidrogênio”.

09_toy mir 003

O Mirai é o primeiro automóvel com célula de combustível a hidrogênio produzido em massa, um sedã de quatro portas com desempenho dos tradicionais motores a combustão interna. Em vez de usar gasolina, ele anda com eletricidade criada sob demanda pelo combustível hidrogênio e oxigênio. A única emissão produzida por este processo é vapor d´água.

09_toy mir 004

A Toyota produzirá o Mirai ainda este ano em números limitados no Reino Unido e em outros países europeus após seu lançamento no Japão. Logo depois disso, a Califórnia (EUA) também receberá o carro. (Fotos: divulgação)

09_toy mir 005