Desde 2010

buru-rodas

Primeiro Golf de pista da VW Motorsport está quase pronto

17_golf tcr 01

 

A divisão Motorsport da Volkswagen está desenvolvendo o seu primeiro carro de corridas, baseado no Golf de sétima geração. O carro (por enquanto) conceito é baseado no modelo de produção, mas com 330 cv e respeitando todos os regulamentos do TCR (Touringcar Racer International Series). O modelo destina-se a ajudar a VW a avaliar um eventual programa de competição para 2016 em diante; enquanto isso, dois deles serão testados na 8ª prova da TCR no Anel da Red Bull em Spielberg.

17_golf tcr 02

Opinião >> “A recém-criada categoria TCR fornece uma promissora plataforma para a competição de clientes, em nível nacional e internacional. Com corridas excitantes, tecnologia de produção e custos razoáveis, ele oferece uma nova perspectiva para times privados” disse o diretor da Volkswagen Motorsport, José Capito. “Ao desenvolver o carro conceito baseado no Golf, conseguimos cair de volta nos recursos Volkswagen. Isso reduz tanto o tempo como os custos de desenvolvimento. Nós também usaremos o resto do ano para testar o carro sob condições competitivas e avaliar um possível projeto de corridas de clientes a partir de 2016”, finalizou.

17_golf tcr 03

Visualmente, os genes de competição do Golf desenvolvidos pela VW Motorsport são os seguintes: aros de 18 polegadas e chassi 40 cm mais largo do que o do Golf de produção. Um spoiler dianteiro aerodinâmico e uma asa traseira de fibra de carbono são modificações feitas especificamente para as pistas. Entre os componentes projetados para proteger o piloto estão um assento de competição, uma célula de segurança com protetor de cabeça e um tanque de segurança dentro dos regulamentos da FIA.

Força bruta >> Um poderoso motor de 4 cilindros, uma caixa de mudanças DSG com palhetas no volante e um chassi mais equilibrado estão sendo desenvolvidos em cooperação com o departamento de esporte da SEAT (subsidiária VW), de grande experiência com a Leon Cup Racer espanhola. A plataforma do grupo VW MQB também oferece muitas sinergias para veículos de competição e reduz os custos de montagem e uso do carro de turismo. O motor 2.0 turbo e injeção direta vem do modelo esporte mais avançado, o Golf R, e sua versão mais quente gera 330 cv e 41 kgf.m de torque. Para acelerar seu desenvolvimento o carro conceito será testado sob condições de competição durante os quatro fins de semana da série TCR internacional. A renomada equipe Liqui Moly Team Engstler, com décadas de experiência, terá responsabilidade de experimentar o carro na fase de testes restante. (Fotos: divulgação)