Desde 2010

buru-rodas

Shiki-shima, o fantástico e luxuoso trem japonês!

13_t 001

Os trens japoneses há muito são conhecidos como os mais velozes, confortáveis e eficientes existentes. Como se isso não fosse suficiente, aparece agora o trem mais luxuoso do mundo, o “Shiki-shima”.

13_t 002 13_t 003

Estilo >> Desenhado pelo famoso designer industrial Kem Okuyama e inspirado pelo sucesso comercial do Seven Stars Cruise Train (trem de cruzeiro sete estrelas, que entrou em serviço há quatro anos), este exclusivo (e caro) trem oferece aos passageiros embarcados na estação de Ueno (Tóquio) com destino a Honshu (a maior ilha do Japão), uma experiência que chega perto da fantasia.

13_t 004

Exclusividade >> Cada composição do Shiki-shima tem 10 vagões e acomoda no máximo 34 passageiros. São 15 suítes em cinco vagões-dormitórios e duas suítes especiais com um padrão ainda maior de luxo. Todas elas têm duas camas de casal e uma área privativa para as refeições.

13_t 005 13_t 006

No começo e no fim da composição há um vagão turístico alto com teto transparente, um vagão-restaurante e mais um vagão de descanso. Nas viagens, a companhia oferece pacotes de dois ou quatro dias enfatizando passagens por vistas fenomenais do interior do Japão e eventos sazonais com paradas turísticas e passeios em ônibus especiais.

13_t 007 13_t 008

Evolução >> Enquanto o Seven Stars Cruise Train lembra muito a ideia e a aparência do clássico Orient Express russo, o interior do Shiki-shima mostra o mais moderno desenho japonês, com uso de laca, madeira tradicional e papel washi.

13_t 009

O vagão de descanso traz sofás feitos com madeira dobrada (uma técnica antiga tradicional a vapor), e o chão é coberto de tapetes feitos à mão pela Oriental Carpet Mills. É inacreditável, mas as banheiras são feitas de lâminas de madeira de cipreste, exalando uma fragrância muito própria quando preenchidas com água quente.

13_t 010

Prepare o bolso! >> Fazer as refeições nesse luxuosíssimo trem é um privilégio realmente diferenciado. O chef Katsuhiro Nakamura (primeiro japonês a receber uma estrela no famoso Guia Michelin), cozinha com ingredientes coletados nas paradas da rota e os talheres utilizados a bordo são feitos de prata pela Yamazaki Kinzoku Kogyo, fornecedora oficial dos banquetes dos eventos do ´Prêmio Nobel…´ Tudo isso, é claro, custa um bom dinheiro: US$ 2.850 por pessoa dividindo uma suíte e mais de US$ 16.000 para uma suíte exclusiva.

13_t 011

Reservas >> A demanda tem sido tão forte que os passageiros das primeiras viagens foram escolhidos por loteria! E se quiserem ir agora terão de esperar até março de 2018.

13_t 012

Viagens ferroviárias de luxo viraram moda no Japão e outra companhia, a West Japan Railway Company, de Osaka, avisa que os cruzeiros Mizukaze começarão a fazer viagens sibaríticas em junho próximo. (Fotos: divulgação)

13_t 013