Desde 2010

buru-rodas

Volkswagen anuncia plano para o seu gigantesco recall das emissões

19_vw diesel 1

O novo CEO (executivo-chefe) da Volkswagen, Matthias Mueller (foto acima), disse recentemente aos gerentes da companhia alemã que um “plano de ação total” já foi definido e será implementado por um grupo de executivos da empresa. A ação tem como objetivo fazer um recall para consertar estimados 11 milhões de veículos que têm um software projetado para manipular os testes de emissões. A Volkswagen pretende submeter os detalhes do plano aos reguladores governamentais dos EUA no próximo mês. Caso aprovado, a companhia teutônica estabelecerá sites que guiarão os proprietários dos veículos envolvidos a comparecer em locais determinados para o conserto.

19_vw diesel 2

Analistas da Reuters, maior agência de notícias do mundo, estimam que o recall custará mais de US$ 6,5 bilhões! Diretores da empresa disseram ao Wall Street Journal que o plano exigirá mudanças de software que poderão ser implementadas com certa rapidez, no entanto, alguns veículos também poderão precisar de ajustes de hardware, levando o ajuste a algumas horas de oficina.

19_vw diesel 3

As mudanças aumentarão ligeiramente os níveis de emissões e diminuirão a eficiência energética, mas ambos ainda estarão dentro dos limites ambientais. “O objetivo é reconquistar a confiança perdida, e isso demanda uma clarificação consistente”, destacou Mueller. O recall deverá envolver 5 milhões de automóveis Volkswagen, 1,8 milhão de veículos comerciais da mesma marca, 2,1 milhões de automóveis da Audi, 1,2 milhão de carros Skoda e 700 mil Seat espanhóis. (Fotos: divulgação)