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Vinte curiosidades sobre o feroz Porsche Spyder 918

A marca alemã Porsche prepara os últimos testes para colocar uma das suas mais recentes invenções em produção. O 918 Spyder (mostrado no Salão de Frankfurt 2013) atualmente é o esportivo híbrido mais rápido do mercado. A máquina, que é montada num chassi de rotação (que se desprende completamente da carroceria), é minuciosamente composta de aço, alumínio e fibra de carbono. O resultado é o melhor possível: leveza com alta resistência. Veja abaixo 20 curiosidades sobre esse bólido teutônico que deverá ser exposto à venda no início de 2015.

01) O 918 Spyder foi desenvolvido com base na larga experiência que a Porsche tem na tradicional corrida “24 Horas de Le Mans”;

02) Seu motor V8 é baseado no do carro ´Le Mans Prototype 2´ (LMP2), o RS Spyder, carro de corrida que a empresa já usou nas famosas 24 Horas;

03) O esqueleto interno é vestido com uma estrutura extremamente forte feita de fibra de carbono;

04) Apesar da enorme potência (de 887 hp) o modelo é muito econômico: gasta apenas 3 litros de gasolina a cada 100 quilômetros rodados;

05) O conjunto possui três motores: um central a combustão e dois elétricos que são montados no eixo traseiro e dianteiro;

06) Sua tração é independente nas 4 rodas. Normalmente a força é distribuída só na traseira. Em velocidades altíssimas entra em ação o sistema nas rodas da frente;

07) Ao pisar fundo no pedal do acelerador, automaticamente entra em ação a função “Boost”, que despeja toda a potência do carro de uma só vez;

08) Em botões no volante o condutor pode escolher cinco modos de operação dos motores. Pode-se optar, também, pelo gerenciamento automático do passeio;

09) Puramente no modo ´elétrico´, esse esportivo tem autonomia de até 32 quilômetros, acelera de 0-100 em menos de 7 segundos e atinge máxima de 150 km/h;

10) No modo híbrido (utilizando gasolina + eletricidade), seu motor V8 de 608 cv somado com os 279 hp dos elétricos, faz de 0-100 em 2,6 segundos, chegando a 345 km/h!

11) Seu câmbio automático PDK (Porsche Doppelkupplung) tem 7 velocidades e as trocas são imperceptíveis e ultra-rápidas;

12) Um botão chamado “Hot Lap” (Volta Quente) libera todas as reservas de força para fazer o 918 Spyder atingir o pico do desempenho;

13) O volume do motor é de 4,6 litros (4.600 cm³) e o limite de giro vai aos 9.150 rpm;

14) O som do propulsor do 918 Spyder foi especialmente pensado para emocionar. Os tubos de escapamento são posicionados na parte de cima da tampa traseira do carro;

15) Para quem quer mais desempenho, a Porsche oferece o pacote “Weissach”, com pintura em cores especiais (inspiradas em lendários carros de corrida da marca), rodas de magnésio, cintos de segurança de seis pontos e kit aerodinâmico adicional em fibra de carbono;

16) A bateria pode ser recarregada numa rede comum de 230 V em 4 horas. A Porsche promete estação de carregamento rápido que fará o serviço em apenas 25 minutos;

17) O eixo traseiro desse esportivo atua na direção oposta das rodas dianteiras. O efeito reduz a distância entre os eixos e amplia a estabilidade;

18) Os pneus do 918 Spyder são da marca Michelin, tipo Pilot Sport Cup 2. Medem 265/35/20 (na dianteira) e 325/30/21 no eixo traseiro; e suportam velocidades acima de 350 km/h;

19) Sua bateria tem refrigeração líquida e é composta por íons de lítio com 312 células individuais que proporcionam conteúdo energético para cerca de 7 horas. A garantia da bateria é de 7 anos;

20) O “telhado” do carro (feito em plástico reforçado com fibra de carbono) pode ser removido. O porta-malas comporta somente 100 litros de bagagem. (Fábio Amorim/Fotos: divulgação)