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Os detalhes por trás do surgimento do primeiro Porsche 356

Após o término da 2ª Guerra Mundial, Ferdinand Anton Ernst Porsche, filho de Ferdinand Porsche e conhecido pelo apelido “Ferry”, teve a ideia de criar um inédito carro esportivo. O ´insight´ foi bom, mas naquele momento o grosso da demanda recaía sobre veículos espartanos, baratos e práticos. Mesmo assim ele foi adiante. “Posso admitir que a iniciativa de fazer o Porsche 356 veio através da Cisitalia, que estava desenvolvendo um veículo com motor Fiat”, disse Ferry Porsche na ocasião do seu 75º aniversário ao descrever os primeiros dias do Porsche 356. “Naquela época, a Cisitalia estava construindo um pequeno carro esportivo. Então eu disse a mim mesmo: por que não fazemos o mesmo com as peças da VW?”

Ferry Porsche (à esquerda) com o seu Pai, o genial engenheiro Ferdinand Porsche

Apesar dos riscos comerciais envolvidos, Ferry seguiu firme no propósito de construir o seu próprio esportivo, acreditando que muitas pessoas compartilhavam do mesmo sonho. Com o codinome “VW-Sports”, o projeto recebeu o número interno de ´356´. Em 1948 o chassi ficou pronto para receber uma carroceria tipo roadster, toda feita de alumínio. O motor de quatro cilindros, juntamente com a caixa de câmbio, suspensão, molas e direção, vinham da Volkswagen. Pesando somente 585 kg, este roadster de motor central de apenas 35 cv de força, atingia velocidade máxima de 135 km/h. A produção dos primeiros Porsche Type 356/2 (cupê e cabriolet) começou no segundo semestre de 1948 já com algumas modificações técnicas orientadas por Erwin Komenda, Diretor de Desenvolvimento da Porsche.

O ousado Ferry Porsche a bordo da sua principal criação, o Porsche 356

Ao contrário do protótipo com motor central Nº 1, a motorização no Type 356/2 foi instalada na parte de trás para fornecer espaço para bagagem atrás dos bancos. Atento às finanças da Porsche e à necessidade de injeção de capital, Ferry firmou contrato com o investidor Rupprecht von Senger de Zurique (Suíça). Ele adiantou dinheiro para uma pequena série de produção do 356 e, em troca, recebeu exclusividade como importador Porsche para a Suíça. Em setembro de 1948, Ferry Porsche assinou mais um contrato com o diretor administrativo da ´Volkswagenwerk´ para o fornecimento de peças e o uso da rede de distribuição da VW. Essas atitudes mostram claramente que Ferry Porsche não era apenas um engenheiro excepcional, mas também um empresário visionário. Além disso ele conseguiu que a VW pagasse uma taxa de licença (royalty) à Porsche para cada Fusca construído, afinal de contas, o carro havia sido desenvolvido pela Porsche antes da II Guerra.

Outra decisão importante de Ferry Porsche foi a fundação da ´Porsche-Salzburg Ges.mbH´ como um escritório central para a gestão das importações, vendas e atendimento ao cliente da Volkswagen na Áustria. Todos esses acordos com a VW (que já um grande fabricante na época), deram à Porsche a segurança que a jovem empresa precisava, principalmente em termos financeiros e de credibilidade. (Fotos: divulgação Porsche / Instagram: @acelerandoporai.com.br)