Lançado no país em 2015, o SUV HR-V tornou-se em pouco tempo o modelo mais vendido da Honda Automóveis do Brasil. A marca nipônica apresenta agora (com vendas programadas somente para agosto) o ´New HR-V´ 2023. A nova geração destaca-se pelo espaço interno e conteúdo ampliados. O Honda New HR-V virá em quatro versões com duas motorizações. As configurações EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing são equipadas com o 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, enquanto as versões Advance e Touring trazem o inédito 1.5 DI VTEC Turbo Flex. Para ambos, o câmbio é o CVT (automático e continuamente variável). O ´Honda Sensing´, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, é item de série em todas as versões. Outra importante novidade do modelo é a introdução do ´myHonda Connect´, inédita plataforma de conectividade, disponível nas versões Touring e Advance.
A dianteira é fator de diferenciação entre as versões. Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, ressaltando um caráter mais esportivo e robusto. Já as versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing têm grade com filetes horizontais.
Mais um elemento de diferenciação está nos faróis full LED (de série em todas as versões), que no New HR-V Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Honda Sensing, EXL Honda Sensing e Advance, a moldura é preta.
Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê. Abaixo deste característico detalhe estão a maçaneta da tampa do porta-malas, luzes de placa e câmera de ré.
Três rodas diferentes (sempre em alumínio e aro 17) equipam o New HR-V. As versões EX Honda Sensing e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL Honda Sensing e a Advance compartilham o terceiro modelo.
Detalhe diferenciado do projeto do New HR-V é a baixa altura do capô, que favorece a visibilidade à frente, além de retratar o comportamento dinâmico. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas (antes eram fixados junto à base das colunas A) também contribui para a melhora da visibilidade e, consequentemente, da segurança e do prazer ao dirigir.
O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via. Assim, todas as informações relativas ao funcionamento do veículo, navegação e demais sistemas podem ser visualizadas sem risco para a segurança. A novidade que traz mais praticidade e conforto ao New HR-V é a abertura do porta-malas sem o uso das mãos, disponível na versão Touring. Basta simular um ´chute´ sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro para que a tampa abra automaticamente.
O New HR-V traz duas opções de motor flex: as versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing vêm com o motor 1.5 aspirado e com 4 cilindros em linha. Este propulsor oferece potência máxima de 126 cv e torque máximo de 15,8 kgf.m. As especificações técnicas do motor 1.5 turbo ainda não foram divulgadas. O modelo será fabricado em Itirapina (SP). A garantia do Honda New HR-V é de 3 anos sem limite de quilometragem e os preços somente serão divulgados no início das vendas. (Fotos: divulgação Honda / Instagram: @acelerandoporai.com.br)