Lançado no mercado brasileiro em 2012, mesmo ano em que a HMB (Hyundai Motor Brasil) deu início às suas atividades no país, o HB20 desde o início incomodou a concorrência dos hatchbacks por aqui. Rapidamente caiu ´nas graças do público´ e, desde quando foi fabricado, até hoje, sempre esteve entre os 5 carros mais vendidos no Brasil, inclusive liderando o seu segmento no ano passado.
Evolução >> A 1ª geração foi lançada em 2012 e recebeu uma reestilização em 2015. No ano de 2019 chegou a 2ª geração que, apesar das ótimas vendas e do elevado padrão tecnológico dentro do segmento, recebeu muitas queixas dos fãs pelo design não muito atraente.
Agora, exatamente em 5 de julho de 2022, a HMB apresenta uma reformulação profunda da 2ª geração, só que, além do (ótimo) aperfeiçoamento estético, o modelo ganhou um pacote respeitável de tecnologia ligada à segurança, dentre eles, a frenagem autônoma, item que na minha opinião, será obrigatório por lei no futuro para todos os veículos.
Estilo mais agradável >> Frente e traseira estão completamente novas. O maior acerto da Hyundai foi eliminar aquela carinha de bagre fisgado do antigo HB20. Novos faróis e uma sensacional grade com detalhes tridimensionais refizeram a alegria estética frontal do carro.
Já a composição traseira recebeu um conjunto inteiriço com elegantes lanternas de LED que são fundidas por toda a extensão do porta-malas. Tanto a parte da frente, quanto a de trás estão realmente muito interessantes.
Interior >> Para acompanhar a evolução, a fabricante sul-coreana caprichou nos detalhes internos. Apelidado de ´Supervision Cluster´, o painel de instrumentos passou a ser totalmente digital e personalizável nas versões mais caras. Além da iluminação (azul, verde ou vermelha), é possível esquematizar a visualização com elementos prioritários escolhidos pelo condutor.
Os bancos são revestidos em tecido com partes em couro sintético e a ótima posição de dirigir foi ampliada com a coluna de direção regulável em altura e profundidade.
Mais segurança >> Compacto, mas completíssimo, o HB 20 entrega um dos pacotes mais completos do mercado. Todas as versões (são 7 no total: Sense 1.0 R$ 76.690; Comfort 1.0 R$ 79.990; Limited 1.0 R$ 85.490; Comfort 1.0 TGDI MT R$ 93.790; Comfort 1.0 TGDI AT R$ 99.390; Platinum 1.0 TGDI AT R$ 105.390 e Platinum Plus 1.0 TGDI AT R$ 114.390) vêm com 6 airbags.
Dependendo da configuração, o novo HB 20 2023 pode vir com ar-condicionado digital, chave com partida remota do motor, recarregamento do celular por indução (sem fio), piloto automático, assistência de ponto cego e de permanência na faixa, detector de fadiga, farol alto adaptativo, alerta de presença nos assentos traseiros e o mais importante: frenagem autônoma frontal e em marcha a ré.
Contexto geral >> Ofertado com duas opções de motor flex (ambos 1.0 com 3 cilindros), o HB20 entrega 80 cv de força e torque de 10,2 kgf.m na versão aspirada e 120 hp e 17,5 kgf.m de torque na versão com turbocompressor. Evidentemente, o modelo turbo é muito mais agradável de se guiar por razões óbvias: mais agilidade, melhor entrega de peso x potência e respostas mais imediatas.
O isolamento acústico é muito bem feito e os níveis de vibração (sempre críticos em motores com 3 cilindros) é baixíssimo. Detalhe em destaque também é o sistema simplificado de conectividade, com multimídia de fácil entendimento. Dentro do segmento dos hatches compactos, o HB20 mais uma vez eleva o sarrafo e aperta a concorrência. (Fotos: divulgação Agência FBA e Hyundai / Instagram: @acelerandoporai.com.br)