A Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva) realizou esta semana em São Paulo, a 24ª edição do ´Prêmio Imprensa Automotiva´ e o destaque na categoria automóveis ficou para o Fiat Fastback, que arrebatou os prêmios Melhor SUV/Crossover Nacional e o maior prêmio do ano, o Prêmio Abiauto 2022. Na categoria motocicletas a grande vencedora foi a Triumph Tiger 660, cuja nova edição chegou em abril de 2022.
A premiação aconteceu na renomada oficina de pintura de capacetes, a Sid Special Paint, em São Paulo, de Alan Mosca, com a presença dos executivos das fabricantes, jornalistas de quase todos os Estados brasileiros e de convidados. A entidade homenageou dois jornalistas especializados do setor: Fernando Calmon e Bob Sharp, além do ex-piloto de Stock Car Paulo Gomes, que completou 60 anos no automobilismo.
Jornalistas de todas as regiões do Brasil votaram nos melhores carros vendidos no mercado brasileiro em 2022. O prêmio de Melhor Carro Nacional com motor de até 1,2 litro (1.200 cm³) ficou para o Citroën C3. Já o de Melhor Carro Nacional acima de 1,2 a 1,6 litro foi conquistado pelo modelo Honda City. A BMW Série 3 foi a mais votada na categoria Melhor Carro Nacional acima de 1,6 litro.
A Ford comemorou a vitória na categoria Melhor Picape com seu modelo que chegou recentemente ao mercado: a Maverick. Na categoria Melhor Carro Importado o eleito foi o Mercedes-Benz Classe C. Entre os SUV/Crossover, o Fiat Fastback recebeu a maioria dos votos dos jornalistas na categoria Melhor SUV Nacional e o CAOA Chery Tiggo 8 Pro Plug In Hybrid, como Melhor SUV Importado. Na categoria Melhor Carro 100% Elétrico o eleito foi o Renault Kwid e-Tech.
Os jornalistas escolheram, também, o Automóvel Abiauto 2022, ou seja, o melhor entre todos os veículos votados, e o grande vencedor foi o Fiat Fastback. O Executivo destaque de 2022 também foi apontado nesta 24ª edição do Prêmio Imprensa Automotiva e o prêmio ficou para Fabrício Biondo do Grupo Stellantis que engloba 14 marcas, dentre elas: Fiat, Citroën, Peugeot e Jeep.
O júri foi composto por 37 jornalistas dos principais meios de comunicação do Brasil, englobando rádio, TV, internet, jornais e revistas especializadas no setor automotivo que atingem, juntos, mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Esses profissionais extremamente competentes fazem o diferencial da eleição da Abiauto. (Fotos: divulgação Abiauto / Texto: Comunicação Corporativa Abiauto)