Por causa da excentricidade dos seus atributos mecânicos, alto padrão de requinte e conforto, acompanhado, é claro, de um preço exorbitante, o Bugatti Veyron destacou-se com honras especiais no segmento dos chamados ´hiperesportivos´.
Posterior ao Veyron, a Bugatti apresentou o Chiron que é basicamente o mesmo carro, mas com adendos aerodinâmicos mais arrojados, nível de acabamento diferente, etc.. Mas o ponto principal do projeto foi mantido: o pulsante propulsor de 8,0 litros, 16 cilindros dispostos em ´W´ e nada menos que 1.600 hp de potência máxima!
A incrível variação ´Chiron Pur Sport´ atingiu o ápice da ´brutalidade´ desse esportivo, quando o piloto Andy Wallace alcançou a velocidade fenomenal de 490.484 km/h! Esse recorde mundial obtido em 2019 continua intacto até hoje para veículos de passeio com produção em série.
Após o sucesso do Veyron, a Bugatti anunciou que fabricaria 500 unidades do Chiron e todas elas foram vendidas com absoluta rapidez, apesar do preço estimado de R$ 26 milhões por cada uma. Nesse momento a Bugatti é uma marca pertencente à empresa croata Rimac Automobili, especializada em produzir superesportivos 100% elétricos. Supõe-se, portanto, que para acompanhar o ritmo de outros importantes concorrentes, o próximo supercarro desse fabricante terá propulsão totalmente elétrica.
Para chancelar a carreira bem sucedida, a famosa casa de leilões RM Sotheby´s deverá expor à venda em 1º de fevereiro próximo, o exemplar único ´Bugatti Chiron Profilée´. Menos radical que o Pur Sport, o Chiron Profilée é único em caráter e detalhes. Ao invés de ostentar uma ´asa´ traseira de quase 1,90 m, ele traz uma cauda fixa que garante estabilidade e controle até a velocidade máxima de 380 km/h.
As entradas de ar frontais são maiores e os difusores e aparatos aerodinâmicos traseiros aumentam a força descendente sobre o eixo traseiro e usam a pressão negativa para sugar o ar quente do compartimento do motor através de dois túneis internos.
Ajustes mecânicos também foram feitos, como por exemplo, a mudança nos ângulos de cambagem das rodas nos eixos dianteiro e traseiro e molas 10% mais rígidas, proporcionando um maior equilíbrio frontal e de curvas. Segundo os dados técnicos divulgados, com seus 1.500 cv de força (100 cv a menos que o Chiron normal), o Chiron Profilée é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, a 200 km/h em 5,5 s e até 300 km/h em inacreditáveis 12,4 segundos!
A cor exclusiva escolhida para a carroceria foi o ´Argent Atlantique´ e o seu acabamento externo é complementado com fibra de carbono tingida e alumínio polido. Por dentro, muito couro, carbono, alumínio e aço. O detalhe mais incrível está nos exatos 2.665 metros de couro trançado que revestem os bancos, painel, painéis das portas e console central. Parte do valor arrecadado no leilão do Bugatti Chiron Profilée será doado à uma instituição de caridade. (Fotos: divulgação Bugatti / Instagram: @acelerandoporai.com.br)