A Volkswagen do Brasil anunciou a chegada do Polo GTS (ano/modelo 2023). A configuração esportiva está sendo disponibilizada no mercado nacional às vésperas do aniversário de 40 anos de história da linha GTS, inaugurada pelo Passat GTS em 1983.
O modelo está com uma dianteira mais imponente e traz a tecnologia ´IQ.Light´, com faróis LED Matrix, DRL (Daytime Running Lights) e a conhecida linha de luz na grade. Nos novos para-choques, o emblema GTS na grade superior acompanha o detalhe vermelho que cruza a dianteira de ponta a ponta, característica tradicional da linha GTS, já presente no Passat GTS Pointer de 1983. Na parte inferior, a tomada de ar agora conta iluminação auxiliar em LED e novo desenho em estilo de colmeia.
Na traseira, os para-choques recebem um difusor mais proeminente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. O emblema GTS está centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. As lanternas possuem assinatura exclusiva em LED para a versão esportiva.
Completando o exterior, o GTS traz aerofólio esportivo exclusivo, retrovisores em ´black piano´ e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado, assim como as famosas rodas “Snow Flake” do clássico Passat GTS Pointer. O hot hatch tem paleta de cores com cinco opções: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal; as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius; e a especial Vermelho Sunset.
A cabine do GTS transmite esportividade com teto e acabamentos em preto, costuras em vermelho no volante multifuncional, nos bancos esportivos inteiriços com emblema GTS e no novo detalhe do painel revestido em couro. A nova manopla de cambio acompanha detalhe exclusivo em vermelho, o inédito carregador por indução, duas entradas USB-C (e outras duas no banco traseiro) e o ar-condicionado digital Climatronic Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás.
A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas recebe roupagem esportiva, com interface em vermelho. Através dela, o motorista pode alternar entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), exclusivo da versão GTS, além de desativar o controle de tração (ASR), abrir o porta-malas, entre outras funções.
O modelo traz painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas. O Active InfoDisplay completa a ´ilha´ tecnológica da cabine, que também recebe grafismos e design exclusivos em vermelho, característicos dos modelos esportivos da marca.
Em consonância com a grife GTS, o topo da cadeia do Polo recebe motorização exclusiva à altura. O propulsor 250 TSi (4 cilindros / 1.4 turbo) entrega 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque, já disponíveis aos 1.500 rpm. O conjunto está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, permitindo troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante.
O propulsor completa o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança 206 km/h de velocidade máxima. O novo Polo GTS tem preço sugerido de R$ 145.790 no mercado nacional. (Fotos: divulgação VW Brasil/ Texto: Comunicação Corporativa Volkswagen com Fernando Campói).