O Honda Civic tem sucesso consolidado em diversos países, inclusive no Brasil, no entanto, por aqui ele foi tirado de linha e teve a produção da 10ª geração encerrada. Importado da Tailândia, o modelo – que é considerado um sedã de tamanho médio – chega, portanto, absolutamente renovado em estilo e mecânica na sua 11ª geração. A nomenclatura global dessa versão é apenas “e:HEV”, mas por aqui a Honda simplificou mais ainda e ele será chamado somente de ´Civic Híbrido´.
Estilo >> A geração anterior tinha um desenho mais ousado tanto na frente, quanto (principalmente) na traseira. A dianteira era bem mais esportiva e as lanternas traseiras em formato de bumerangue dividiam opiniões por serem excessivamente chamativas. Tal qual o Honda Accord (sedã superior), o Civic tornou-se mais elegante e discreto, num padrão um pouco mais clássico, oferecendo uma carroceria com linhas mais sóbrias. Já a arquitetura interna melhorou muito, pois agora oferece materiais de acabamento ainda melhores e pacote de segurança mais completo.
Motorização >> Ponto principal desse projeto é o chamado ´trem de força´. A Honda está apostando na eletrificação dos seus veículos, mas segue com prudência nesse campo, enfatizando mais os híbridos que os 100% elétricos, ao menos por enquanto. O novo Civic Híbrido vem equipado com um propulsor 2.0 a gasolina com 4 cilindros e de aspiração atmosférica (não tem turbocompressor).
Com ciclo Atkinson e injeção direta de combustível, ele entrega 143 cv de força máxima e torque de 19,1 kgf.m. Associados à esta unidade, dois motores elétricos (um propulsor e outro gerador) entregam mais 184 cv e torque de 32,1 kgf.m. Não há um dado técnico de potência máxima conjunta desses motores declarado oficialmente, mas o Civic Híbrido é esperto, pois é quase 1 segundo mais rápido na aceleração de 0-100 km/h em relação à versão anterior 1.5 turbo.
Frigir dos ovos >> O preço de R$ 244.900 dessa versão única traz a reboque, certamente, um IPVA e seguro anuais um pouco salgados, mas… o conjunto é interessante pelo aspecto geral do design, bom padrão de tecnologia, nível de conforto e também economia de combustível. O fabricante nipônico anuncia consumo de 18,3 km/litro na cidade e 15,9 km/litro na estrada.
Pacotão >> Completíssimo, o Civic Híbrido vendido no Brasil não oferece opcionais, pois já vem com absolutamente tudo incluído nos itens de série: possui painel de instrumentos 100% digital de 10,2 polegadas, tela multimídia SAT de 9” com central myHonda Connect, rodas aro 17”, bancos dianteiros com sistema de estabilização corporal e ajustes elétricos compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital dual zone, piloto automático adaptativo, sistema autônomo de frenagem para mitigação de colisão, sistema de assistência de permanência em faixa, sistema para mitigação de evasão de pista, ajuste automático de farol, dentre outros aparatos de segurança.
Disponível nas cores Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas) e Cinza Basalto e Prata Platinum (metálicas), ele tem interior em cinza claro (quando a cor externa for Branco Topázio) e em todas as demais, o acabamento interno será na cor preta. Seu porta-malas tem capacidade para 495 litros, a garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem e o conjunto elétrico (baterias + motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km, o que ocorrer primeiro. (Fotos: divulgação Honda / Instagram: @acelerandoporai.com.br)