Bolhas nos pneus: como evitar e o que fazer quando elas surgirem

Manter a calibragem em dia e ter cuidado ao guiar reduz os riscos desta avaria

Enfim chegou o momento de pegar a estrada e curtir o verão com a família, mas antes disto, é imprescindível avaliar o estado geral do veículo e todos os seus componentes, especialmente, os pneus. Este é o momento que demanda mais cuidados do condutor na hora de verificar o estado de conservação do veículo, e os pneus são fundamentais quando o assunto é segurança e conforto. Além de avaliar o nível de desgaste da banda de rodagem é necessário observar se existem avarias, como por exemplo, bolhas nas laterais.

As bolhas podem surgir em qualquer momento da vida do pneu, e são geradas pela ruptura e/ou afrouxamento das lonas têxteis (carcaça/estrutura do pneu) devido a impacto acidental sofrido pelo conjunto pneu e roda contra obstáculos presentes na via. Não existe reparo que mantenha a integridade do produto, recomendando-se a troca imediata após avaliação de um técnico especializado, pois este dano compromete a funcionalidade, bem como a segurança dos ocupantes do veículo com pneu nesta condição.

Nestes casos, os consumidores que optam pela compra de pneus das marcas Dunlop e Falken com aro de 15 polegadas (ou maiores) de modelos definidos conforme regulamento, possuem uma vantagem, já que as bolhas nas laterais estão entre as avarias cobertas pelo programa ´Garantia Mais´, que se diferencia por cobrir danos acidentais, desde que o evento se enquadre dentro das regras do programa disponível no link: https://www.dunloppneus.com.br/garantia

O que causa e como evitar bolhas? Na impossibilidade de se desviar de algum obstáculo, evite passar com o volante virado para reduzir as chances de impactos na lateral do pneu, recomenda-se que passe em baixa velocidade, e se for necessário frear para reduzir a velocidade, solte o freio alguns metros antes de atingir este obstáculo, pois a suspensão do veículo voltará ao seu curso normal e ajudará a reduzir o impacto. A situação é agravada se a calibragem do pneu estiver incorreta, divergente do recomendado pelo fabricante do veículo, pois a deformação na lateral do pneu será ainda maior, e quando ele precisar lidar com estas situações de impactos, realizando a absorção da energia, não conseguirá efetuar de maneira eficiente e poderá ocasionar o dano, conforme já explicado. A montagem inadequada, ausência de treinamento do profissional, equipamento incorreto e falta de lubrificação dos pneus nas rodas são as principais causas que também podem causar bolhas, pois pode ocorrer um corte na borda do talão do pneu, e este corte faz com que haja a entrada de ar entre a carcaça e a borracha da lateral do produto. (Fotos: divulgação Dunlop / Texto: Comunicação Corporativa Dunlop com Rogério Santana e Elisandra Escudero / LVBA Comunicação)