O inusitado Activesphere representa, na visão da Audi, o ponto mais alto da série de carros-conceito lançados por essa marca alemã, que já contou com o Audi Skysphere Roadster (2021), Grandsphere Sedan (2022) e Urbansphere Space (2022).
O novíssimo crossover/cupê de quatro portas oferece um projeto de carroceria extremamente versátil, com a parte traseira podendo se transformar numa picape ao toque de um botão, tornando-se ideal para transportar desde bicicletas até equipamentos esportivos. Com seus 4,98 metros de comprimento, amplo vão livre e rodas de 22 polegadas, o Activesphere revela todo o seu talento para o off-road.
Esse novo Audi oferece o melhor dos dois mundos, com um sistema de tração e suspensão que o torna igualmente eficiente para os trechos urbanos, rodoviários e fora de estrada. O volante e os pedais permitem que o motorista tome o controle da direção, porém, existe também a possibilidade de condução autônoma.
O veículo conceito foi concebido e projetado pela equipe do ´Audi Design Studio´ em Malibu (Califórnia). A dirigibilidade autônoma proporciona aos motoristas e passageiros um novo nível de liberdade que, graças ao display multimídia e tecnologias embarcadas, o carro pode ser usado de diversas formas.
O conceito inovador Audi Dimension integra os mundos físico e virtual exibindo conteúdos digitais aos ocupantes em tempo real, fornecendo uma visão do ambiente e da rota, enquanto exibem simultaneamente o conteúdo 3D e elementos interativos configuráveis individualmente para motorista e passageiros.
E no interior, os usuários podem ver os painéis de controle e outros displays virtuais numa configuração minimalista e bem distribuída. A óptica da realidade mista confere aos usuários a capacidade de interagir precisamente com aquelas áreas reais sensíveis ao toque, porém invisíveis, pois os dispositivos mostram e executam funções reagindo em tempo real ao serem tocados pelos usuários.
Com uma generosa distância entre-eixos de 2,97 metros, o Activesphere oferece espaço de sobra para as pernas. As distâncias curtas entre o eixo dianteiro e a frente, e o eixo traseiro e a traseira, dão a impressão de que o modelo é mais compacto do que a realidade, como se fosse um único bloco. As dimensões são 4,98 metros de comprimento, 2,07 metros de largura e 1,60 metro de altura.
O modelo possui rodas de 22 polegadas, cabine plana e uma impressionante distância do solo. Os pneus 285/55 são suficientemente volumosos para todos os tipos de terreno. As rodas são dinâmicas: quando usadas em ambiente off-road, abrem-se para otimizar a ventilação e na rodovia, fecham-se para favorecer a aerodinâmica. Os retrovisores com câmera também são projetados para minimizar o arrasto aerodinâmico.
Os motores elétricos nos dois eixos oferecem tração nas quatro rodas e, juntos, entregam uma potência total de 325 kW (435 hp) e torque de 720 Nm (73,4 kgf.m). O veículo conceito apresenta, ainda, suspensão adaptativa a ar e amortecedores eletrônicos.
Segundo a Audi, os seus modelos elétricos no futuro terão a tecnologia de carga de 800 Volts. Isto garante que a bateria pode ser carregada com até 270 kW em tempo muito curto. Essa tecnologia permite tempos de cargas próximos aos de uma parada convencional para reabastecer um veículo a combustão.
Apenas 10 minutos são suficientes para carregar a bateria em nível suficiente para o veículo rodar mais de 300 km. E em menos de 25 minutos, a bateria de 100 kWh carrega de 5 a 80%. (Fotos: divulgação Audi / Texto: Comunicação Corporativa Audi do Brasil com Rafael Fiuza, Luiz Betti, Beatriz Menezes e Amanda Rodriguez)