Nada mais lindo que o som do ´gargarejo´ de um tradicional motor V8 da Maserati, mas… a partir de agora as coisas deverão mudar um pouquinho, ao menos no portfólio ´GranTurismo´ dessa famosa marca italiana premium, já que uma das opções – a Folgore – terá propulsão 100% elétrica, aliás: esse é o primeiro Maserati totalmente elétrico da história.
O belo cupê GranTurismo havia saído de cena, mas até o final do segundo trimestre desse ano retornará reavivando todas as honras que sempre mereceu pelo indefectível porte da carroceria e performance sempre estonteante.
A aparência externa do Maserati GranTurismo não mudou quase nada, mas perceba que o grupo óptico frontal agora está verticalizado, assim como a estrutura do capô e para-choque são uma única peça, culminando num dos códigos mais clássicos de esportividade.
Dois integrantes da família GranTurismo virão com o motor Nettuno 3.0/V6 biturbo, alimentado com gasolina, portanto, a combustão. A opção menos forte (Modena) entregará 490 cv de força máxima e 61,2 kgf.m. Na escala ascendente, a versão ´Trofeo´ salta para 550 cv e 66,3 kgf.m de torque.
E a grande novidade da linha é a 100% elétrica Folgore, que vem equipada com três motores (dois atrás e um no eixo dianteiro) com 300 kW cada um (402 hp). Nessa conta, o esportivo tem 1.206 hp para entregar, no entanto, somente cerca de 760 cv são disponibilizados com um impressionante torque de 137,7 kgf.m!
Mais rápido de todos, o Folgore acelera de 0-100 km/h em 2,7 s e crava a velocidade máxima de 320 km/h. Trofeo (3,5 s) e Modena (3,9 segundos). Ambas as versões saem com rodas de 20 e 21” e as diferenças estão nas cores das carrocerias, acabamento interno e tons das pinças de freio.
O Folgore tem acabamentos específicos em preto e cobre, mas todas as possibilidades trazem detalhes em fibra de carbono e muito preto brilhante. Totalmente elétrico ou alimentado por gasolina, o Maserati GranTurismo dá a volta por cima em retorno triunfal. (Fotos: divulgação Maserati / Instagram: @acelerandoporai.com.br)