A família Volkswagen ´ID´ oferece, nesse momento, seis modelos, todos eles montados sob a ´plataforma modular elétrica´ (MEB). O primeiro a ser lançado (em 2019) e o mais popular de todos é o ID.3, que, após alguns aperfeiçoamentos, já chega à sua segunda geração. O modelo está sendo reapresentado com atualizações estéticas e de software, além de ofertar na sua paleta de cores a tonalidade comemorativa ´Dark Olivine Green´. A VW destaca o uso de alguns materiais reciclados no interior e enfatiza que nenhum tipo de acabamento é de origem animal.
Na parte de fora, as aberturas de refrigeração de ar foram otimizadas, inclusive contando com ´persianas´ frontais elétricas, acionadas sob demanda, quando o sistema de baterias e o motor elétrico necessitarem de resfriamento extra. O design do para-choque dianteiro é novo, assim como o capô, que agora parece mais longo porque a faixa preta sob o para-brisa foi removida e as seções laterais criam uma impressão adicional de alongamento visual.
Os faróis e as lanternas traseiras não apenas destacam o design moderno do ID.3; eles também garantem melhor visibilidade na estrada. Novos conjuntos com iluminação vermelha em duas partes irradiam luz na parte traseira.
A segunda geração do ID.3 impressiona no interior pela inovação e sustentabilidade. O equipamento interno é totalmente livre de peças de origem animal. O material de microfibra, Artvelours Eco, é usado para os acabamentos das portas e revestimentos dos bancos. Este tecido é 71% reciclado, uma matéria-prima secundária obtida pela reciclagem de resíduos plásticos que já foram descartados pelo menos uma vez.
Inúmeras sugestões de clientes foram aceitas e implementadas como melhorias de produto e para aprimorar o pacote de equipamentos padrão. Como resultado, superfícies macias com espuma no cockpit criam uma nova experiência tátil. As portas foram remodeladas para incluir superfícies mais suaves e maiores. Além disso, os apoios de mão nas portas agora são mais generosos e têm um design mais claro. Costuras CNC precisas em uma cor contrastante aumentam adicionalmente a sensação de valor e criam uma combinação bem-sucedida de design futurista e tradicional no interior do ID.3.
A qualidade aprimorada do material – bem como a interação entre funcionalidade, aparência, toque e estrutura – cria um ambiente de bem-estar dentro do carro. O interior espaçoso é moderno e acolhedor. Isso é possível graças à distância entre eixos de 2,77 metros e à arquitetura compacta da plataforma de acionamento elétrico modular (MEB). Este design enfatiza a sensação geral de espaço, já que o estilo do grande painel de instrumentos transmite a impressão de leveza. Uma superfície macia cobre a parte inferior do painel de instrumentos, que é dividida por uma costura. No escuro, o sistema de iluminação de fundo com até 30 cores traça os contornos do interior e dá-lhe uma dimensão adicional como parte integrante do conceito de design.
A arquitetura de iluminação do ID.3 tem um design holístico e desempenha um papel importante no interior. A iluminação de fundo no painel de instrumentos, nas portas e na área dos pés pode ser configurada em várias cores de acordo com a preferência do usuário. Dez cores são padrão para o ID.3 – com 30 cores disponíveis como opção.
O conceito operacional do ID.3 é moderno e limpo, simplificado e intuitivo. No centro do conceito estão dois expositores independentes. O display do motorista compacto com uma diagonal de tela de 5,3 polegadas (13,4 centímetros) é operado por meio de controles de toque no volante multifuncional. Um grande interruptor basculante no lado direito é usado para selecionar os perfis de condução. O meio do console acomoda a tela de toque agora padrão para o sistema de navegação, funções de telefone, mídia, sistemas de assistência e configurações do veículo. A tela mede 12 polegadas (30,5 cm) na diagonal.
Além de informações sobre a velocidade e outras funções do veículo, o head-up display de realidade aumentada (AR head-up display) também oferece instruções de navegação ativas e dinâmicas que são refletidas no para-brisa. Para o motorista, essas instruções aparecem 10 metros à frente do veículo – exibidas com a perspectiva correta e claramente reconhecíveis.
O novo ID.3 vem com excelente conectividade de série. Por exemplo, o Smart Electric Vehicle Route Planner foi atualizado e aprimorado para viagens mais longas; isso programa as paradas de carregamento para que o destino possa ser alcançado o mais rápido possível – usando informações e previsões de tráfego atuais, além do nível de carga da bateria.
O motor elétrico do ID.3 está localizado na parte traseira e fornece uma potência de 150 kW (204 cv) e um torque de 31,6 kgf.m. A tração traseira já comprovada na primeira geração garante manuseio ágil e boa tração, além de permitir um pequeno raio de viragem de apenas 10,3 metros. O motor elétrico está posicionado acima do eixo traseiro e envia seu torque para uma caixa de câmbio de dois estágios e uma velocidade. O ID.3 está disponível com dois tamanhos de bateria diferentes: 58 e 77 kWh. A bateria de íons de lítio desempenha um papel decisivo nas qualidades versáteis do ID.3. Com seu conteúdo de energia líquida de 77 kWh, a grande bateria dá ao ID.3 Pro S um alcance de até 546 quilômetros (WLTP). No ID.3 Pro, com um conteúdo líquido de energia da bateria de 58 kWh, o alcance é de até 426 quilômetros (WLTP). (Fotos: divulgação VW / Instagram: @acelerandoporai.com.br)