Fabricado em Puebla (México) e exportado para vários países, inclusive o Brasil, o Volkswagen Jetta é um carro consolidado em muitos mercados. O sucesso se deve, provavelmente, ao fato dele ser, basicamente, um Golf com carroceria de três volumes (sedã). Na sua versão ´GLI´ (ano/modelo 2022-23), que é a única vendida no mercado nacional atualmente, ele é ofertado por cerca de R$ 228.000.
O que mudou? >> A diferença desse Jetta para o que era vendido aqui anteriormente, é justamente a evolução no seu pacote de equipamentos, que agora passa a ofertar novos sistemas de assistência ao condutor, ampliando ainda mais o esquema de ´segurança ativa´ do carro, ou seja, trazendo aparatos mais eficazes que podem evitar um acidente, assim como, outras evoluções no campo da ´segurança passiva´, que são elementos que têm como função minimizar os efeitos de um acidente de trânsito que já se consolidou.
Mais segurança >> Nesse quesito, o Jetta GLI é completíssimo, pois oferece alerta de detecção de obstáculos em pontos cegos, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente ativo de mudança de faixa e tráfego cruzado traseiro, detector de veículos e pessoas, além de seis airbags.
O que há de melhor nesse carro? >> Sem a menor dúvida, o trunfo maior do Jetta GLI é o seu motor 350 TSi. A unidade – movida somente a gasolina – tem 2,0 litros (2.000 cm³), quatro cilindros e 1 turbocompressor. O conjunto oferece 231 cv de força máxima, torque de 35,7 kgf.m e, segundo os dados técnicos fornecidos pela Volkswagen, com esse propulsor é possível acelerar de 0-100 km/h em 6,7 segundos, cravando velocidade máxima (limitada eletronicamente) em 249 km/h.
Nível de performance >> Em todas as faixas de rotação, esse motor praticamente não vibra e também é extremamente silencioso, o que significa conforto ao rodar. No entanto, não espere de um carro com essa potência, um alto nível de economia de combustível. Na cidade a média ficará em torno de 7,4 km/litro e na estrada, cerca de 12,3 km/litro numa tocada prazerosa, mas com ´pé leve´.
O excepcional motor 350 TSi/2.0 do Jetta GLI segue a máxima do inesquecível boxeador Muhammad Ali, ou seja, “tem a leveza de uma borboleta associada à ferroada de uma abelha…” Se você pisar fundo, terá em suas mãos um ´Golf GTi´ com uma fúria inacreditável!
Frigir dos ovos… >> Pelo conjunto excepcional, acho que sim, o VW Jetta GLI vale o quanto pesa. Ele está praticamente sozinho no mercado brasileiro, pois não há outro sedã do mesmo porte e com um pacote similar de itens de segurança, motorização, requinte e tecnologia. O oponente que mais se aproxima é o Toyota Corolla, também um bom carro, com bonito estilo de design, mas aquém na performance em relação ao Jetta.
Na parte interna, ele oferece assentos dianteiros com sistema de refrigeração e aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e possibilidade de três memorizações de posições, central multimídia de 10,1 polegadas (de fácil manuseio), painel digital personalizável, revestimento em couro, teto solar elétrico e iluminação interna regulável. As rodas são de liga leve, diamantadas, com aro 18” e pneus 225/45. No geral, um sedã muito interessante. O grupo óptico frontal ´full LED´ e o alerta de fadiga completam o contexto da máquina de origem alemã. (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)