A Toyota comemora em 2023 os dez anos do lançamento do seu primeiro modelo híbrido no Brasil, o Prius. Tecnologia até então pouco conhecida no mercado nacional, o veículo foi o pioneiro e principal responsável pelo desenvolvimento e popularização de uma das soluções mais amigas do meio ambiente, a híbrida flex. Com aproximadamente sete mil unidades comercializadas no País até 2021, o Prius também foi um dos automóveis que auxiliaram a Prefeitura de São Paulo, à época, a oferecer veículos mais limpos e sustentáveis em mobilidade, incentivar a popularização da tecnologia, e a conceder redução de impostos (IPVA) e isenção do rodízio para esse tipo de veículo.
O modelo, importado do Japão, teve sua apresentação oficial para o público no Salão de São Paulo, em 2012. Mas, antes mesmo do evento, o Prius já podia ser visto nas ruas paulistanas pelo fato de ter sido incorporado à frota dos táxis “verdes” do município. No total, foram adicionadas 116 unidades do veículo ao programa como parte dos testes da Toyota no mercado.
O carro, equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico, se destacava por sua grande eficiência energética e de combustível, baixa emissão de CO2, e por ser reciclável: 95% do Prius era reutilizável, 85% totalmente reaproveitado e 95% dos componentes da bateria de longa duração poderia ser reaproveitados. Um avanço até os dias de hoje. Dois anos após o início das vendas do Prius no Brasil, em 2015, a Toyota iniciou os trabalhos entre engenheiros brasileiros e japoneses para o desenvolvimento da tecnologia que hoje é referência mundial, e exclusiva para o mercado brasileiro, a híbrida flex. O trabalho foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência e baixos níveis de emissões ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.
Recentemente, a Toyota deu mais um passo rumo a neutralidade de carbono no Brasil ao firmar a parceria com a Shell Brasil, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP), Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e Senai CETIQT, e se tornou a primeira montadora automotiva a cooperar no desenvolvimento de hidrogênio renovável a partir do etanol. Para isso, realizará o empréstimo de um Mirai, primeiro carro de série movido a célula combustível (Fuel Cell Electric Vehicle) para a USP, que irá realizar estudos e aplicações dessa tecnologia “do campo à roda”. Esse desenvolvimento faz parte de um conjunto de esforços da companhia no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050. Adicionalmente, contribui com a ambição da marca em produzir carros cada vez melhores, a fim de colaborar com a redução de impactos ambientais causados pelos automóveis, chegando o mais próximo possível ao nível zero de emissão. (Fotos: divulgação Toyota / Malagrine / Texto: Comunicação Corporativa Toyota do Brasil com Lilian Assis, Kelly Buarque e Kessia Santos).