A próxima geração do sistema propulsivo da família ID. está sendo lançada. Com o novo sistema APP550, com tração traseira, o portfólio de modelos elétricos da Volkswagen receberá uma unidade de força completamente nova, que irá proporcionar maior desempenho combinado a maior eficiência. Assim, a família ID. será beneficiada tanto em termos de potência como maior autonomia. A Volkswagen planeja entregar os primeiros veículos com a nova geração de trem de força numa versão de 210 kW (286 cv) a partir do final do ano.
A base para o design do novo sistema de propulsão continua sendo a arquitetura modular elétrica (MEB), plataforma da VW especificamente desenvolvida para modelos elétricos. O novo trem de força tem potência de 286 cv e torque máximo em torno de 56,0 kgf.m, dependendo da relação de engrenagens do veículo. O maior torque, em especial, permite um desenvolvimento de potência superior, tanto na arrancada como em altas velocidades. O novo trem de força elétrico APP550 alcança alto torque graças a um estator aperfeiçoado com maior número efetivo de espirais e fios com maior seção transversal. Por sua parte, o rotor é equipado com imãs permanentes mais fortes, com maior capacidade de carga. O sistema também foi reforçado para suportar o considerável aumento do torque gerado.
Para aumentar a eficiência da propulsão elétrica, a Volkswagen otimizou vários componentes do trem de força, inclusive o sistema de gerenciamento térmico. Dessa maneira, o novo trem de força traz um sistema de arrefecimento sem bomba elétrica, que economiza energia. O sistema consegue resfriar através das engrenagens da caixa de redução e componente especialmente configurados para fornecimento e distribuição do óleo. O sistema propulsivo com caixa de engrenagens, rotor e estator, será produzido na fábrica da Volkswagen Group Components em Kassel, na Alemanha. (Fotos: divulgação VW Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)