O Clio já foi comercializado (e bem aceito) no mercado brasileiro, mas a marca francesa decidiu descontinuá-lo por aqui, para simplificar o portfólio que já possui os hatches Sandero e Kwid; no entanto, na Europa, o Clio é um dos carros mais vendidos da Renault.
O modelo encontra-se na sua quinta geração e, nesse momento recebeu um ´facelift´, um melhoramento de ´meia vida´ antes de chegar à sexta geração. As reformulações externas seguem o padrão estético dos lançamentos mais atuais da Renault.
Perceba os faróis um pouco mais finos e uma grande quantidade de LEDs nesse grupo óptico frontal. O estilo traseiro recebeu lanternas com um percentual significativo de transparência. Elas começam na tampa do porta-malas e terminam nas laterais com uma coloração mais esbranquiçada do que vermelha.
A grade também é nova com um ´pontilhamento´ bem característico desse fabricante europeu. O aspecto geral do compacto está mais esportivo.
A parte interna não ganhou modificações tão radicais, mas o habitáculo foi modernizado e cresceu em conforto. O painel de instrumentos é 100% digital e pode vir com display de 7 ou 10 polegadas, assim como a tela multimídia é ofertada em 7” ou 9,3”, dependendo da versão escolhida.
Bem completo, o Clio (ano/modelo 2024) traz, ainda, piloto automático adaptativo, assistente de permanência na faixa, câmera de 360°, opção de câmbio automático e diversos outros assistentes de condução.
Quanto às motorizações, o compacto tem 5 opções disponíveis: 1.0 com três cilindros (65 cv); 1.0 turbo com 90 cv, 1.6 híbrido (145 cv), 1.5 diesel (100 cv) e até uma última opção 1.0 turbo a gás.
Como dito no início, o Clio não é mais comercializado no Brasil, mas a Renault deverá lançar por aqui um novo SUV compacto para concorrer, por exemplo, com o Fiat Pulse. Talvez a marca escolha o bem sucedido nome ´Clio´ para batizar esse novo utilitário esportivo. (Fotos: divulgação Renault / Instagram: @acelerandoporai.com.br)