A 28ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), marcará a primeira exposição da nova linha de caminhões P8/Euro 6 da Scania ao público específico dos segmentos do agronegócio, agrícola, madeira e de toda a cadeia sucroenergética. A feira será realizada entre 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
No estande da Scania estarão expostos os modelos P 280 6×4 XT (movido a gás e/ou biometano), 500 R Super 6×2, 560 G Super 6×4 XT e 560 R Super 6×4 e um motor de 13 Litros DC13 072A (diesel) para grupos geradores de energia e, além desses modelos, estarão à disposição para o atendimento aos visitantes as equipes de vendas, serviços e serviços financeiros (Scania Banco – financiamentos e seguros –e Consórcio Scania) das Casas Scania Escandinavia e WLM Quinta Roda e também a ´Scania Locação´, nova empresa de aluguel de caminhões e ônibus.
Por intermédio de sua assessoria de imprensa, a marca sueca atesta que as pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são viáveis para o mercado brasileiro, cadeia sucroenergética e a do agronegócio. O biometano, combustível 100% sustentável, pode ser gerado de diversas fontes (vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano). A ´ABiogás´ (Associação Brasileira do Biogás) está animada com o crescimento da cadeia de biogás e biometano neste e nos próximos anos. A entidade já tem mapeados 41 projetos de usinas com conclusão prevista até 2027. Segundo a ABiogás, juntas, elas devem consumir R$ 7,4 bilhões em investimentos e elevar a produção a 2,9 milhões de metros cúbicos diários. Com anúncios de novas unidades se avolumando, a expectativa é que a produção chegue a 32 milhões de m³/dia até 2030, nas projeções da associação.
Estande de 600 m² >> Os caminhões no espaço da Scania serão os rodoviários 500 R Super 6×2 e 560 R Super 6×4, e os de DNA 100% fora de estrada P 280 6×4 XT (movido a gás e/ou biometano) e 560 G Super 6×4 XT. O 500 R Super 6×2 é vocacionado a tracionar bitrem no transporte florestal e desenvolve torque de 270,2 kgf.m, oferece 500 cv de força e 78 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT). O 560 R Super 6×4 é equipado com motor de 560 cv, desenvolve torque de 285,5 kgf.m, é indicado para transportar grãos em rodotrens e tem capacidade máxima de tração (CMT) de 90T. Já o P 280 6×4 XT (movido a gás e/ou biometano), dispõe de propulsor de 280 cv, torque de 137,6 kgf.m, vocação para operar no transbordo da cana com CMT de 150T. Por fim, o 560 G Super 6×4 XT tem motor de 560 cv e torque de 285,5 kgf.m. A Scania sugere este modelo para transportar cana e toras de madeira, e sua CMT é de 150T e o PTBC de 91T.
Linha Scania a gás >> O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás emite um índice menor de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa). Abastecido de biometano o índice pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.
Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos. (Fotos: divulgação Scania / Texto: Comunicação Corporativa Scania com Carlos Eduardo Biagini, Sara Correia e Fabrícia Morais / Os artigos, matérias, ensaios ou qualquer outro tipo de expressão intelectual assinados por colaboradores desse veículo midiático, assim como a veiculação de imagens ligadas ao conteúdo do seu texto, enviada(s) pelo colaborador para ilustrar o seu trabalho, são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com todas as opiniões aqui expressas. O conteúdo completo de texto e imagem desta matéria, tem autoria e responsabilidade legal de Scania Brasil)