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A FERRARI foi a grande vencedora da edição de 100 anos das 24 Horas de Le Mans, principal corrida de carros de longa duração do mundo. A marca italiana concorreu com dois ´hipercarros´ carimbados com os algarismos #50 e #51. Pilotado pelo trio Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado, o bólido Ferrari 499P/#51 finalizou a prova em primeiro lugar com o tempo de 24:00’18.099. Já a Toyota – vencedora das últimas cinco edições – dessa vez ficou em segundo lugar com o seu híbrido GR010 (24:01’39.892 / 342 voltas) e a Cadillac com o seu ´V?Series.R´, chegou em terceiro lugar.
NÃO DÁ PRA ENTENDER algumas regras impostas em corridas de carros da atualidade… Mesmo respeitando os limites de peso, potência, largura (e distância) entre os eixos, tipos de materiais da estrutura da carroceria e a composição dos pneus, os carros mais rápidos e equilibrados inscritos para correr as 24 horas de Le Mans, tiveram que receber ´lastros´ com alguns quilos a mais “em nome de uma disputa mais igualitária…” Ou seja: os melhores carros tiveram que ser ´piorados´ para diminuir a vantagem contra a concorrência. Existe isso??!
FICO IMAGINANDO o tamanho da frustração de engenheiros, pilotos e donos de equipe, que se debruçaram por meses (ou anos!) em melhorias de projetos com foco nas soluções de mínimos detalhes em busca de ganhos de centésimos de segundos, verem a meritocracia dos seus trabalhos irem por água abaixo por causa de politicagem que visa “melhorar o espetáculo.”
FIM DA PICADA! Vivemos – cada vez mais – alimentados de memórias afetivas do passado, que mostram homens e mulheres que venciam (de verdade) no esporte e na vida pelos seus esforços e propósitos mais reais.
SE VOCÊ GOSTA de mecânica e engenharia de altíssima qualidade, sugiro que pesquise na internet sobre o revolucionário motor a combustão 1S ICE da empresa espanhola INNengine. Criado por Juan Garrido, o propulsor movido a gasolina tem apenas 500 cm³ e só pesa 43 kg. Mesmo assim, desenvolve potência similar a de um motor quatro vezes maior, ou seja, um 2.000 cm³ com 4 tempos.
O INCRÍVEL PROPULSOR 1S ICE promove o aproveitamento da energia do combustível em apenas 1 tempo! A invenção espanhola é 70% menor, 75% mais leve e tem 70% menos componentes que um motor tradicional a combustão. E acredite: esse minúsculo motor tem 4 cilindros e é equipado com 8 pistões. Pela economia de combustível e baixíssimos níveis de emissões, poderá ser a salvação dos motores térmicos ante os elétricos.
GRADATIVAMENTE, a China está se tornando um dos maiores exportadores de veículos do mundo. Três são os fatores que levam à isso: capacidade de produção em larga escala, melhoramento da qualidade construtiva dos veículos chineses; consumo de carros feitos na China pela Europa, Japão e Estados Unidos.
BYD DO BRASIL já confirmou para o dia 28 de junho o lançamento do seu modelo ´Dolphin´ (golfinho, em inglês). O hatch compacto elétrico de origem chinesa será apresentado para a imprensa especializada em São Paulo. O Dolphin tem 4,1 m de comprimento e distância de entre-eixos de 2,7 m. Oferece quadro de instrumentos de 5 polegadas e tela multimídia de 12,8”. Seu motor entrega 94 cv de potência e 18,3 kgf.m de torque e a autonomia é de 401 km.
VOLKSWAGEN não trará ao Brasil, ao menos nesse instante, a nova geração da sua picape média Amarok. Esse novo modelo é fabricado pela concorrente Ford na sua fábrica na África do Sul. Sim: a nova Amarok tem como base a picape Ford Ranger. Coisas da globalização e compartilhamento… Por aqui, terá apenas ligeiras modificações com um acanhado ´face lift´ e, provavelmente, continuará do jeito que está: amargando o fim da fila nas vendas de utilitários no Brasil.
A CRISE dos semicondutores (chips), que foi desencadeada pelas interrupções de produção oriundas dos problemas gerados pela pandemia do Covid-19, parece que está chegando ao fim, já que as vendas do mercado global de veículos leves estão crescendo mês a mês em 2023. Agora em maio, por exemplo, o volume de comercializações aumentou quase 19% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
HYUNDAI MOTOR GROUP distribuirá US$ 6,1 bilhões para a Hyundai Motor Company, Kia Corporation e Hyundai Mobis para que sejam realizados investimentos em veículos elétricos na Coreia do Sul e em suas filiais no exterior.
O SISTEMA ´DRIVE PILOT´ da Mercedes-Benz foi definitivamente aprovado no Estado norte-americano da Califórnia. A partir de agora, os modelos Classe S e EQS (ano 2024) com sistema de condução autônoma de nível SAE 3, já podem ser comercializados por lá. O Drive Pilot MB permite que os motoristas se ´desliguem´ da atividade de dirigir o carro em velocidades de até 60 km/h. Todo o processo de condução autônoma (volante/freio/acelerador) ficará a cargo da arquitetura eletrônica inteligente do veículo.
FORD MOTOR COMPANY já abriu o seu novo ´Centro de Veículos Elétricos ´ na cidade de Colônia, Alemanha. Essa fábrica da marca norte-americana, que foi fundada em 1930, foi totalmente modernizada e agora se transformou numa unidade capaz de produzir mais de 250 mil veículos elétricos por ano!
O EVENTO “Anfavea – conduzindo o futuro da eletrificação no Brasil”, foi realizado ontem (14/6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), com o tema “Um olhar para a infraestrutura e para a indústria nacional”. Além de um dia inteiro de debates com especialistas brasileiros e estrangeiros, dos setores público e privado, o encontro teve uma grande exibição com 40 veículos eletrificados das associadas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus.
EM CELEBRAÇÃO ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sumitomo Rubber do Brasil (detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no país), reitera seu compromisso em promover a governança ambiental e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável. A fábrica, localizada na Fazenda Rio Grande (PR), destinou mais de 1.000 toneladas de resíduos para diversos processos de reutilização durante o primeiro trimestre deste ano. Os resíduos gerados são reutilizados para fabricação de outros produtos de borracha e reciclados aumentando a ciclo de vida dos materiais.
A MARCOPOLO, por intermédio da Marcopolo Next (área responsável pela aceleração de projetos de inovação da empresa), em parceria com a Lume Robotics (startup brasileira de mobilidade autônoma), apresenta o primeiro protótipo de micro-ônibus autônomo da América do Sul. Resultado de dois anos de estudos, em parceria com empresas nacionais, o projeto integrou o modelo Volare Attack 8 para operar de forma completamente autônoma, sem a necessidade de intervenção ou monitoramento remoto.
FORD BRASIL anuncia que as vendas da sua nova picape Ranger começarão no próximo dia 22 de junho, às 16 h, inicialmente para quem já é cliente da Ford, e a partir do dia 26 no mesmo horário para futuros clientes. As vendas serão feitas online, pela plataforma de e-commerce da Ford no site www.ford.com.br, com o pagamento de um sinal para garantir a compra.
PESQUISA divulgada pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) revela que a venda de carros elétricos no Brasil cresceu 51% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 19.579 unidades. Conforme o documento, foi o melhor resultado de toda a série história, iniciada em 2012.
CONFIRA o para-choque filosófico da semana! Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. (Sêneca)
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