A Bugatti sempre se destacou pela sua engenharia visionária e designs engenhosos, e um dos seus carros mais emblemáticos nesse quesito, foi o Type 32, um esportivo apelidado de ´Tank´ por causa de sua estranha aparência e também pela posição ´embutida´ do condutor dentro do habitáculo.
Na época (anos ´1920) o Type 32 surgiu como uma verdadeira revolução, pois apresentou conceitos aerodinâmicos muito avançados para aquele momento. Inovador – apesar de muito simplificado na estética – esse modelo serviu de inspiração para outros fabricantes melhorarem seus projetos.
Com rebites e parafusos expostos, o Bugatti Type 32 colocou essa marca francesa em destaque durante a ocasião do Grande Prêmio da França de 2 de julho de 1923. A prova ocorreu na cidade de Tours, no Vale do Loire, aonde 300 mil espectadores se reuniram para desfrutar de um evento que gerou muita emoção com uma enorme variedade de carros de corrida. E essa criação do sempre genial Ettore Bugatti, foi a que mais chamou a atenção do público.
Ettore gostava de desafiar as convenções e utilizou o universo aeronáutico como inspiração para desenvolver o Type 32. Baseado no Type 30, o 32 tinha motor 2.0 de 8 cilindros e 90 hp. Sua distância entre-eixos era bem curta, assim como a bitola estreita dos eixos, também.
O carro foi beneficiado com inúmeras soluções inovadoras de engenharia e de design. Seu chassi era suspenso, os freios dianteiros eram hidráulicos e a transmissão tinha três marchas. No total, foram construídos cinco exemplares do Type 32: um protótipo e mais quatro carros que participaram do Grande Prêmio da França em 1923, que foi uma duríssima corrida com 35 voltas extenuantes num circuito de rua de 22,8 km de extensão, totalizando quase 800 quilômetros!
Dos quatro carros da equipe Bugatti, o de maior sucesso foi pilotado pelo francês Ernest Friderich, que terminou em terceiro lugar, completando a prova em 7 horas e 22,4 segundos à uma velocidade média de pouco mais de 112 km/h! Foi uma vida curta, mas digna para o Type 32, já que a marca Bugatti se concentrou no desenvolvimento do icônico Type 35.
Apesar de sua rápida carreira em GPs, o Type 32 serviu como um precioso laboratório para a Bugatti, consolidando, por fim, a crença de que a eficiência aerodinâmica poderia desempenhar um papel decisivo no sucesso em carros de corrida e também em modelos urbanos comuns. Até hoje, o Bugatti Type 32 é visto em ação em algumas corridas históricas. Considerado uma obra-prima de Ettore Bugatti, o modelo repousa no Musée National de l’Automobile em Mulhouse (França) para quem quer vê-lo de pertinho… (Imagens: divulgação Bugatti / Instagram: @acelerandoporai.com.br).