O novo BMW Série 5 sedã agora oferece toda a gama de tecnologia de condução eletrificada. Apenas algumas semanas após o lançamento no mercado do ´i5´ totalmente elétrico e das variantes com motor a combustão equipadas exclusivamente com a tecnologia ´mild hybrid´ de 48 volts, dois modelos híbridos plug-in já serão lançados em novembro de 2023.
Na oitava geração do famoso sedã executivo alemão, os modelos híbridos plug-in são caracterizados por uma entrega de potência extremamente espontânea, eficiência claramente aumentada e autonomia elétrica significativamente maior.
Ambos os modelos apresentam a mais recente tecnologia BMW eDrive para sistemas híbridos plug-in, que é combinada no BMW 530e sedã com um motor a gasolina de seis cilindros em linha da mais recente geração modular Efficient Dynamics do BMW Group.
O motor elétrico, desenvolvido especialmente para o acionamento híbrido, também está integrado à transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades, juntamente com sua eletrônica de potência. A unidade de acionamento integrada é particularmente eficiente e contribui com até 145 kW/197 cv (550e Sedã) ou 135 kW/184 cv (530e Sedã) para a potência máxima do sistema dos dois sedãs híbridos plug-in.
Em combinação com a última geração da tecnologia BMW eDrive para modelos híbridos plug-in, o motor a gasolina de 6 cilindros em linha de 3,0 litros do novo BMW 550e xDrive sedã gera uma potência do sistema de até 360 kW/489 cv e um torque máximo do sistema de 71,3 kgf.m.
O sistema híbrido plug-in coloca sua potência na estrada por meio da tração integral inteligente BMW xDrive. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade máxima do BMW 550e xDrive sedã é limitada eletronicamente a 250 km/h, e é possível atingir uma velocidade máxima de 140 km/h no modo de operação puramente elétrico.
Já o novo 530e sedã possui um motor a gasolina de 4 cilindros em linha de 2,0 litros com tecnologia BMW TwinPower Turbo e, junto com a unidade e-drive altamente integrada, gera uma potência máxima do sistema de 220 kW/299 cv. Com um torque máximo do sistema de 45,8 kgf.m, o novo 530e sedã acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h e de até 140 km/h no modo totalmente elétrico.
A autonomia elétrica agora é de 83 a 90 quilômetros, de acordo com o WLTP, para o novo BMW 550e xDrive sedã e de 93 a 103 quilômetros, de acordo com o WLTP, para o novo 530e sedã. Ambos os modelos já podem ser encomendados, segundo a assessora de imprensa da BMW no Brasil. (Imagens: divulgação BMW Brasil / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de BMW Brasil e seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)