A Ford foi a marca com o maior número de lançamentos e deve fechar o ano com um crescimento nas vendas de 40% no Brasil, comparado a um avanço total da indústria de cerca de 9% de janeiro a novembro. Para 2024, a projeção da empresa é continuar crescendo na casa de dois dígitos e trazer lançamentos em todos os segmentos em que atua.
“Este ano, trabalhamos muito forte em todos os pilares do nosso negócio – picapes, SUVs, ícones de performance e veículos comerciais da Ford Pro – com vários lançamentos para criar uma plataforma sólida e sustentável de crescimento”, disse Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, no balanço de fim de ano com a imprensa.
O executivo destacou a excelente receptividade alcançada pelos lançamentos da marca em 2023. A F-150, líder e referência mundial das picapes, foi a primeira a chegar e causou um forte impacto. As primeiras 500 unidades se esgotaram em questão de minutos e ela deve fechar o ano com quase 1.000 emplacamentos, que equivalem a 11% do segmento de picapes grandes.
Na sequência veio a Maverick Hybrid, primeira picape híbrida do mercado brasileiro, avançando no programa de eletrificação da Ford. Nas picapes médias, a nova geração da Ranger redefiniu o segmento e foi um sucesso imediato: vendeu 3.000 unidades na primeira semana e desde setembro é vice-líder do segmento.
“A Ranger cresceu 38% em volume de janeiro a outubro, muito acima dos 2,6% do segmento. Além de atingir recorde histórico de participação em outubro, ela também tem apresentado os melhores índices de qualidade na categoria”, disse Daniel Justo.
A linha foi ampliada no mês passado com a Ranger Raptor, a picape mais rápida e capaz do mercado em qualquer terreno. Primeira representante da família Raptor no Brasil, ela inaugurou o segmento de picapes de alta performance e surpreendeu com a venda de 400 unidades em apenas cinco horas.
No segmento de SUVs, a Ford trouxe o novo Territory, com uma grande evolução em todos os quesitos e excelente relação custo-benefício, sendo bem recebido pelos consumidores. Em pouco mais de dois meses, ele vendeu cerca de 1.000 unidades e levou a marca a aumentar o volume programado para o ano que vem. A marca lançou, também, o Mustang Mach-E, seu primeiro veículo elétrico no país, com tecnologia e desempenho inovadores.
A Ford Pro, divisão de veículos comerciais, lançou três novos produtos: a Transit Automática, pioneira no segmento, a Transit Chassi e as versões de trabalho da Ranger, reforçando a proposta de oferecer máxima produtividade e rentabilidade para o cliente comercial.
“A Ford Pro cresceu 25% em volume, com 16.000 unidades, e avançou 28% na participação, que chegou a 8% do segmento, unindo os melhores veículos e um foco muito forte no pós-venda para atender as necessidades do cliente comercial”, destacou o executivo. (Fotos: divulgação Ford Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)