O Guepardo, novo veículo fora de estrada que será fabricado no Ceará, está sendo preparado pela montadora Adventures Off Road, cuja fábrica já está instalada em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. O detalhe é que o Guepardo não é um UTV: ele é um “URV”, nova categoria de veículo, cuja sigla significa (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). O URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe.
Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de trafegar em terrenos totalmente irregulares e também em locais pavimentados. Quatro experientes engenheiros que atuaram na montadora Troller, fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o Guepardo. Já realizaram muitos testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior; e vão finalizar essas avaliações técnicas de campo em pistas no interior de Minas Gerais.
O Guepardo já está em pré-venda, com mais de 70 reservas feitas em todo o Brasil. A Fábrica da marca Adventures Off Road já está instalada em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, numa área de 4.000 m². O local conta, ainda, com outra área reservada para ampliação com mais de 3.000 m². Num breve futuro, a linha de montagem será robotizada para dar mais agilidade às entregas.
Os quatro engenheiros que trabalharam na Troller (Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato), acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá). Segundo o engenheiro Moacir Braga, “os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança e o baixo nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”, destaca.
De acordo com o diretor geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, o projeto se destaca por exibir algumas características diferenciadas no universo off-road: “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados.
O trem de força do Guepardo oferece motor a combustão convencional de uso automotivo aliado à uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT”, enfatiza Ciarlini.
O Guepardo terá propulsor VW EA111 1.6 turbo, a gasolina com potência de 121 cv, torque de 18,4 kgf.m, câmbio manual de 5 marchas e tanque de combustível com capacidade para 40 litros. A versão G200 (com dois lugares e duas portas) custará R$ 235.000 e a configuração com 4 lugares (G400) será vendida por R$ 245.000. (Fotos: divulgação Adventures Off-Road / Texto: Comunicação Corporativa Adventures Off-Road com André Marinho).