Guepardo, o ´URV´ feito no Ceará, entra na fase final de testes com foco na suspensão

Já na sua fase conclusiva de testes para entrar na linha de montagem, os engenheiros da montadora cearense Adventures Off Road fazem o ajuste fino na suspensão do Guepardo com testes em terreno de baixa aderência para que o URV (Utility Recreational Vehicle/Veículo Recreativo Utilitário) fique próximo da perfeição para enfrentar os desafios das trilhas. Os amortecedores foram totalmente desenvolvidos em conjunto entre a empresa nacional OffShox e a Adventures Off Road.

Opinião >> Demetrius Tomasi, engenheiro de aplicação da OffShox Amortecedores, esteve na sede da montadora em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza para acompanhar detalhes e ver testes para conferir como anda a performance do veículo off-road que já está surpreendendo os amantes das trilhas fora de estrada. “O desenvolvimento foi feito sempre em conjunto com a equipe da Adventures Off Road: eles nos passaram dados técnicos do veículo, posição de dirigir, curso, peso, intenção da performance e com esses dados projetamos os amortecedores e dimensionamos as molas para a instalação exclusiva no Guepardo”, explica Tomasi.

Segundo o diretor de engenharia da Adventures Off Road, Moacir Braga, foram dois anos de desenvolvimento, já que o foco é na segurança total para quem pilota o veículo e também para os passageiros. “Em sinergia com a OffShox, estamos na fase final para a validação do produto. Os testes foram muito satisfatórios, com muita lama para verificar as condições de utilização. E chegamos a um produto bem equilibrado para a proposta de uso do veículo”. O engenheiro Demetrius Tomasi complementou: “As mudanças feitas, elevaram a performance e os ajustes deixaram o veículo ´copiando´ bem a pista. Ficou bem confortável, o que nos deixou satisfeitos”.

Após a fase final de ajustes, a previsão é que o veículo entre na linha de montagem para atender os vários pedidos até o final de maio, início de junho, segundo o diretor de engenharia da Adventures Off Road, Moacir Braga. “O foco sempre será a segurança em primeiro lugar, antes do veículo ganhar o mundo das trilhas”, garantiu o engenheiro. As reservas continuam a ser feitas pelo site www.adventuresoffroad.com.br

Ficha técnica do Guepardo >> O modelo off-road virá equipado com o motor Volkswagen EA111 1.6, turbo, gasolina com potência de 121 ou 144 cv aos 5.250 rpm. No modo `Predador´, o modelo atinge 166 cv por 10 segundos. O torque é de 18,4 kgf.m; câmbio manual de 5 marchas, tração iintegral 4×4, diferencial dianteiro com bloqueio eletrônico (opcional); diferencial traseiro com bloqueio mecânico; tanque com 60 litros de capacidade; massa de 1.150 kg. Os preços sugeridos são os seguintes: G-200 (2 lugares) R$ 235 mil e G-400 (4 lugares) por R$ 245 mil.

Engenheiros Demetrius Tomasi (OffShox) e Moacir Braga (diretor de engenharia da Adventures Off Road)

Saiba o que é um URV >> O Guepardo está inaugurando uma nova categoria de veículo: o URV. A sigla significa ´Utility Recreational Vehicle´, do inglês, Veículo Recreativo Utilitário. O URV compete nas categorias SUV, Bugre, UTV e Jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em pisos pavimentados.

Sobre a Offshox >> A OffShox é uma empresa brasileira que veio da OfflLimits Motorsports e da OffLimits Industrial e nasceu como equipe oficial do Chevrole Rally Team. A equipe acumulou conquistas importantes, como cinco vitórias no Rally dos Sertões. (Fotos: divulgação Adventures Off Road / Texto: Comunicação Corporativa Adventures Off Road com André Marinho)