A Mercedes-Benz ampliou o pacote de segurança de série para o ônibus rodoviário O 500 RSD 2445 de 450 cv de força e transmissão automatizada. Itens até então disponíveis opcionalmente, como sistema de frenagem de emergência (ABA5), piloto automático adaptativo (ACC), controle inteligente de farol alto (IHC) e sistema de leitura de faixa (LDWS), agora fazem parte da composição básica do veículo.
Apto para carrocerias ´High Deck´ e ´Double Deck´, o chassi de ônibus O 500 RSD 6×2 (disponível nas versões 2445 de 450 cv e 2438 de 380 cv) é indicado para transporte regular de médias e longas distâncias, como também operações de turismo.
O modelo é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA, que oferece potência de 449 cv aos 1.600 rpm e torque de 224,3 kgf.m. A esse propulsor junta-se, como item de série, a transmissão automatizada de 12 marchas. Essa caixa de câmbio pode receber o ´retarder´, avançado sistema de freio auxiliar.
A transmissão automatizada do O 500 RSD vem equipada ainda com EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Assistente de partida em rampa (sistema de auxílio de partidas em rampas). (Fotos: divulgação Mercedes-Benz / Instagram: @acelerandoporai.com.br)