buru-rodas

Toyota inova com o “FT-Me”, um minicarro elétrico que não tem pedais!

A chamada ´micromobilidade´ está em alta em muitos lugares do mundo, principalmente nas grandes metrópoles aonde o espaço físico está cada vez mais limitado com pouquíssimas vagas de estacionamento, por exemplo. Pensando numa solução prática de mobilidade urbana para esse tipo de condição, a Toyota Motor Europe apresentou o carro-conceito FT-Me, um veículo de porte ultracompacto (menos de 2,5 m de comprimento), totalmente elétrico e amplamente tecnológico. O modelo não possui chave. O destravamento das portas e o funcionamento do motor ocorre por intermédio do smartphone do condutor do veículo.

Além disso, o Toyota FT-Me não possui pedais convencionais de freio e acelerador. Ele tem todos os comandos no volante, o que possibilita o uso desse carro por usuários de cadeiras de rodas ou pessoas com algum tipo de deficiência nas pernas.

O Toyota FT-Me é um espaçoso compacto feito para apenas duas pessoas. Segundo o fabricante japonês, o seu design foi inspirado num capacete aeroespacial, daqueles que não têm a parte frontal (proteção de queixo). E os materiais utilizados na composição de toda a estrutura foram os mais ecologicamente corretos possíveis.

Além do público PCD (pessoas com deficiência), em alguns mercados aonde a legislação permite, o FT-Me pode ser um veículo acessível para pessoas com carteira de motorista de nível básico, incluindo aquelas com 14 anos +.

Outro detalhe construtivo interessante é o teto que abriga uma placa solar que é capaz (dependendo do clima) de fornecer entre 20 e 30 km adicionais de autonomia. A Toyota garante que o sistema de propulsão do minicarro elétrico FT-Me consome três vezes menos energia por quilômetro rodado do que um veículo elétrico com bateria de alta capacidade.

Como dito no início, o modelo é apenas um “conceito”, ou seja, ainda é um carro em desenvolvimento e que deve sofrer alterações até o dia que entrar em linha de produção definitiva. A Toyota não divulgou dados técnicos sobre o pequeno veículo e também não confirmou se algum dia ele será disponibilizado à venda para o público. (Fotos: divulgação Toyota / Instagram: @acelerandoporai.com.br)