buru-rodas

Norte-americana Ford anuncia o seu retorno à Fórmula 1 no ano que vem

A Ford foi uma das marcas de maior sucesso nas pistas de Fórmula 1 do final dos anos ´1960 até o começo da década de ´80, com um total de 174 vitórias em Grandes Prêmios, 10 títulos de construtores e 13 campeonatos de pilotos. Mesmo tendo deixado a categoria em 2004, continua a ser até hoje a terceira fabricante de motores mais vitoriosa da sua história, atrás apenas da Mercedes-Benz e Ferrari.

Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1, foi o vencedor do GP da Austrália de 1993. Seu bólido da McLaren era equipado com motor Ford

Com o seu anunciado retorno à Fórmula 1 em 2026, a marca norte-americana inaugura um novo capítulo nessa jornada. Seguindo o regulamento renovado da FIA que introduz o uso de combustíveis sustentáveis e eletrificação, o seu objetivo é usar o ambiente de corridas como laboratório e vitrine para tecnologias de nova geração.

Grandes ídolos >> O legado de vitórias da Ford na competição inclui grandes pilotos, como Jim Clark, Graham Hill, Jackie Stewart, Carlos Reutemann, Keke Rosberg, Michael Schumacher e os brasileiros Emerson Fittipaldi, Nélson Piquet e Ayrton Senna. A ligação de Senna com a Ford vem desde o início da carreira. Sua primeira corrida no automobilismo foi na Fórmula Ford em 1981, quando conquistou o título da categoria, e no ano seguinte avançou para a Fórmula Ford 2000. Ele depois quebrou recordes nos campeonatos britânico e europeu, incluindo nove vitórias consecutivas, feito inigualável que atraiu a atenção das grandes equipes.

Já na Fórmula 1, Ayrton fez história com a McLaren MP4/8 equipada com motor Ford Cosworth V8 de 720 cv, ganhando cinco Grandes Prêmios na temporada de 1993 (Brasil, Europa, Mônaco, Japão e Austrália). Com esse carro, Senna realizou no GP da Europa o que viria a ser considerada a melhor primeira volta da história da categoria, ultrapassando quatro adversários (Schumacher, Wendlinger, Hill e Prost). Senna conquistou outras marcas importantes com a McLaren MP4/8: o recorde de vitórias no GP de Mônaco (6), superando Graham Hill; sua vitória número 40 na Fórmula 1 (GP do Japão); e sua última vitória na carreira, em 1993, no GP da Austrália (foto no pódio), dando a ele e à McLaren o vice-campeonato mundial de pilotos e de construtores. (Foto: divulgação Ford Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)