buru-rodas

Roadster que ficou famoso no cinema, BMW Z3 completa 30 anos

Já se passaram trinta anos do início da produção do esportivo Z3 na fábrica do Grupo BMW em Spartanburg (EUA). Esse roadster compacto foi o primeiro modelo dessa marca germânica a ser produzido fora da Alemanha. Sua história é de sucesso, já que foram fabricadas exatamente 297.087 unidades.

O agente secreto James Bond, famoso personagem de cinema, foi o primeiro a guiar o Z3 no filme “GoldenEye”, uma das películas da saga do astuto ´007´. A estreia aconteceu em novembro de 1995 e o BMW Z3 foi o fiel companheiro do ator Pierce Brosnan nas cenas mais dinâmicas. O veículo utilizado nesse filme está exposto no Museu da BMW em Munique (Alemanha).

Ainda em 1995, foi lançada no mercado norte-americano uma edição limitada chamada ´Z3 James Bond Edition´, com apenas 20 unidades. O sucesso foi tão grande que a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15.000 unidades) já estava vendida.

A carroceria desse esportivo foi desenhada por Joji Nagashima, que também criou os traços do BMW Série 5 E39 e do Série 3 E90. O Z3 seguiu a clássica fórmula dos roadsters da BMW: capô longo, traseira curta, balanços reduzidos e posição de dirigir recuada, quase sobre o eixo traseiro.

Sem dúvida, o Z3 foi um digno sucessor, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos ´1950. Seu design combinava perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as aberturas laterais. Atualmente, o design do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo conta com clubes de fãs ao redor do mundo.

Quando foi lançado, o Z3 vinha com motores de quatro cilindros, de 115 cv e 143 cv. Em abril de 1997, chegou o inesquecível motor de seis cilindros em linha de 2.8 litros com 193 cv. Além disso, a divisão BMW M apresentou o Z3 Roadster M com motor 3.2 litros e 321 cv! Com esse propulsor, o mesmo do BMW M3 E36, o Z3 tornou-se um verdadeiro esportivo de alto desempenho.

Em 1999, já haviam sido vendidas quase 170.000 unidades do Z3, e o modelo recebeu um leve facelift, com uma traseira mais musculosa, novas lanternas e uma dianteira com faróis de bordas cromadas que lhe davam um visual mais sedutor. Mecanicamente, surgiram novidades como o motor 1.9 (117 cv) e as unidades de 6 cilindros (2.0 com 150 cv) e 2.2 (170 cv). No topo da gama estavam os 6 cilindros de 3.000 cm³ (231 cv) e 325 cv

BMW Z3 cupê: uma carroceria especial >> Dentro da história do Z3, merece destaque a versão cupê, lançada em 1998. Sua traseira tão peculiar remete ao BMW 328 ´sportcoupé´, com o qual Huschke von Hanstein e Walter Bäumer venceram a Mille Miglia de 1940. Atualmente, o BMW Z3 cupê é um carro cultuado, com cerca de 18.000 unidades fabricadas. Os Z3 cupê foram vendidos apenas com motores de 6 cilindros: 2.8i (193 cv), 3.0i (231 cv) e as versões M com 321 e 325 cv. Na carroceria roadster, existe uma unidade única e muito especial: o Z3 M V12! Este exemplar, com motor V12 de 326 cv, foi construído para testar a capacidade do compartimento do motor do Z3.

A BMW também produziu algumas versões especiais “Individual”, com combinações exclusivas de cores e equipamentos. Algumas dessas edições são “British Traditional”, “Dakkar” e “Kyalami”. As mais comuns foram as versões Sport Edition, disponíveis nos Z3 1.9i, 2.2i e 3.0i. Essa edição especial trazia rodas de 17 polegadas, suspensão rebaixada, diferencial auto blocante traseiro e interior com bancos esportivos e detalhes ´M´.

A última unidade fabricada em Spartanburg saiu da linha em 28 de junho de 2002 e está exposta no museu da fábrica. Sem dúvida, uma homenagem a um roadster que proporcionou aos seus motoristas todo o prazer de dirigir característico da BMW. (Fotos: divulgação BMW / Instagram: @acelerandoporai.com.br)