A Volkswagen abriu mais um espaço na sua vitrine de produtos ofertados no mercado brasileiro. O ´Tera´, seu novo SUV de porte compacto, já foi oficialmente lançado e chega com preço inicial de R$ 99.990, mas esse valor é promocional e não deve durar muito tempo, elevando a tabela da versão de entrada para R$ 103.990.
Segundo a diretoria da VW, os principais concorrentes serão o Renault Kardian e o Fiat Pulse, ambos muito bem posicionados em vendas no Brasil. Dentro do portfólio da Volkswagen, ele se situará entre o hatch Polo e o SUV Nivus.
Em termos mecânicos, a marca alemã manteve uma equação já bem conhecida do público brasileiro: plataforma MQB e motorização 1.0 aspirada (MPI) e 1.0 turbo (TSI), ambas com 3 cilindros. Na versão de entrada, o Tera MPI entrega 84 cv de força máxima, torque de 10,3 kgf.m e câmbio manual de 5 marchas. As versões com motor TSI podem vir com câmbio manual ou automático. O propulsor 170 TSI tem 116 cv e torque de 16,8 kgf.m. Detalhe importante de segurança: em todas as versões o Tera vem equipado com alerta de colisão com frenagem automática.
Veja a seguir (em ordem alfabética) a lista de equipamentos do novo SUV: 6 airbags; ar-condicionado; assistente de partida em rampas; banco do motorista com ajuste de altura; chave canivete com controle; coluna de direção com ajustes de altura e profundidade; controles de tração e estabilidade; computador do bordo; detector de fadiga; faróis e lanternas em LEDs; frenagem automática de emergência; frenagem pós-colisão; painel de instrumentos em tela de 8”; piloto automático; retrovisores externos elétricos; rodas de ferro aro 15 com calotas plásticas; sensor de estacionamento traseiro; sistema multimídia VW Play com espelhamentos sem fios e tela de 10″; vidros dianteiros e traseiros elétricos.
A partir desse amplo pacote de itens de série, numa escadinha ascendente de equipamentos e, evidentemente, de preços, é possível escolher rodas maiores e em liga leve, apliques no painel, volante em couro; chave presencial com partida por botão; aletas para trocas de marchas no volante; ar-condicionado automático digital; VW Play Connect; piloto automático adaptativo; carregador por indução; dentre outros.
O Tera TSI manual custa R$ 116.990. A versão Comfort TSI (automática com 6 marchas) é ofertada por R$ 126.990; e o Tera High TSI (AT6) tem valor de tabela de R$ 139.990. Com todos os opcionais, na versão de topo, o modelo atinge os R$ 145.130. (Fotos: divulgação VW Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)