:::::
ANTECIPAÇÃO: mesmo antes de ter os resultados de vendas e novos projetos cobrados por Antonio Filosa, atual CEO da Stellantis, a marca italiana Maserati já se antecipou e irá apresentar o seu novo plano de negócios que definirá o seu futuro dentro do grupo.
LARGO PREJUÍZO: encrenca pessoal entre Elon Musk (homem mais rico do mundo e CEO da Tesla) e Donald Trump (presidente dos EUA) por causa das enormes tarifas de importação de veículos para o território norte-americano, tem gerado prejuízos para a empresa de automóveis Tesla.
APENAS UM DIA: num espaço de somente 24 horas, a Tesla (montadora que ainda permanece como líder global em vendas de carros elétricos) perdeu US$ 150 bilhões (cerca de R$ 830 bilhões!) em valor na bolsa, quando investidores se livraram de suas ações com rapidez.
TORNEIRA FECHADA: utilizando-se de todos os recursos para contra-atacar a nova política de tarifas de importação de veículos de Trump, sendo a maior detentora de jazidas e também maior mineradora, a China bloqueou a saída das famosas ´Terras Raras´ do seu território.
INDISPENSÁVEL: as ´Terras Raras´ são usadas na fabricação de muitas partes de um carro, desde o motor até componentes do ar-condicionado. A China controla 70% da mineração e possui cerca de 90,4% da capacidade global de refino!
COLAPSO: esse bloqueio chinês começou apenas em abril. Estima-se que, se o nível de produção de todos os fabricantes de veículos do mundo for mantido do mesmo jeito que está atualmente, os estoques de ´Terras Raras´ terminarão no mês que vem, podendo gerar paralizações e enormes prejuízos.
AUTÔNOMOS 1: consórcio entre as chinesas BYD, Leapmotor e Xpeng, já oferece um sistema de direção 100% autônoma, pronto para operar em rodovias movimentadas ou áreas urbanas, equipando veículos com custo final de apenas US$ 20.000 (cerca de R$ 110.000).
AUTÔNOMOS 2: Wayve e Uber vão iniciar testes em vias públicas de Londres com veículos autônomos de Nível 4 já ano que vem. A colaboração aproveitará a plataforma de IA incorporada da Wayve e a ampla rede de mobilidade da Uber, ampliando a implantação de veículos autônomos na Europa.
SEM MUDANÇAS: alemã Porsche (integrante do Grupo VW) comunicou que, mesmo diante das enormes tarifas de importação do governo Trump, não pretende transferir nenhuma parte do seu processo de produção para os Estados Unidos.
EVOLUÇÃO: mesmo após ser vendida à chinesa Geely, a Volvo Cars – tradicional fabricante sueca –, continua liderando globalmente quase todas as inovações automotivas ligadas à segurança dos ocupantes dos seus veículos. Lançará no novo Volvo EX60 um incrível cinto de segurança multiadaptável.
MAIS SEGURANÇA: o recurso inovador foi projetado para oferecer proteção sem precedentes, adaptando-se ao ambiente de tráfego e às características individuais dos passageiros, utilizando dados em tempo real dos sensores do veículo. Segundo a Volvo, esse cinto representa um avanço significativo na segurança automotiva.
COMO FUNCIONA? O inédito cinto que equipará o novo Volvo EX60 (100% elétrico) ajusta suas configurações em resposta à vários fatores, incluindo a gravidade de uma colisão e o perfil específico de cada pessoa, como a altura, peso e até o formato do corpo!
MAIS DETALHES: a posição do assento também é levada em consideração para a maior eficácia desse importante item de segurança. A partir de todos os dados coletados, o sistema personaliza o nível de contenção que será necessário para minimizar os riscos de ferimentos em caso de acidente de trânsito.
AJUSTES PESSOAIS: num acidente grave, um ocupante maior precisa de uma carga mais forte no cinto para reduzir a probabilidade de ferimentos na cabeça, por exemplo. Por outro lado, uma pessoa de menor porte envolvida num acidente menos intenso, se beneficiaria de uma configuração de carga menor no cinto, diminuindo a chance de fraturar as costelas…
ATUALIZAÇÕES: a Volvo Cars garante que terá capacidade de melhorar continuamente o sistema de atuação desse tipo de cinto de segurança, por intermédio de atualizações de software remotas. No aspecto da segurança automotiva, Volvo segue líder há décadas. Tem isso como filosofia construtiva dos seus automóveis.
CLÁSSICOS: ao final de mais uma espetacular edição do charmosíssimo “Concorso d’Eleganza Villa d’Este”, exposição anual de veículos antigos, ocorrida sempre no Lago de Como (Itália), foram escolhidos os melhores automóveis clássicos do evento em várias categorias, dentre 50 veículos muito especiais.
VENCEDOR: o ganhador do ´Trofeo BMW Group´ (melhor carro da exposição pelo Júri; 1º prêmio) foi o lindo Alfa Romeo Tipo B (P3) de 1934. Esse raro bólido de corridas pertence ao acervo da finíssima ´Coleção Auriga´, da Alemanha.
PÓDIO COMPLETO: em 2º lugar – Prêmio ´Best of Show´ – pelo Júri, ficou a elegante Ferrari 410 Superamerica, carro de 1959 de um colecionador de Sam Lombardo (EUA) e o 3º lugar (Coppa d’Oro Villa d’Este; melhor carro pelo público) foi o BMW 507 de 1957, de Dirk de Groen, também dos Estados Unidos
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @acelerandoporai.com.br