buru-rodas

Carro é igual a restaurante: às vezes ´pega´ no mercado, às vezes, não…

O design e o gosto do público sempre foram trunfos no sucesso de muitos veículos por esse mundo afora

Você já conheceu algum restaurante charmoso, confortável, com boa comida e que não deu certo? Eu já. Vários. Assim como também presenciei diversos projetos automotivos que tinham tudo para dar certo e não foram adiante. No primeiro caso, às vezes têm-se bom gosto para montar um ambiente gastronômico interessante, mas falta o talento do proprietário à beira do fogão ou até existe essa vocação, mas o carisma passa longe de quem comanda o local. O dono é um chato de galocha e aí os clientes somem. São diversos os fatores que escapam a qualquer parâmetro racional e definidor de sucesso ou fracasso de uma ideia.

VW Up! : ótima ergonomia, padrão de segurança mais alto do segmento, mas saiu de linha por causa das vendas baixas…

Carro é igual a restaurante: às vezes ´pega´, outras vezes, não. Quer um exemplo? O ótimo VW Up! Esse compacto da Volkswagen teve vida curta aqui no Brasil entre 2014 e 2021. Mesmo sendo tecnologicamente avançado, agradável de guiar e o mais seguro do segmento, o Up! sempre teve vendas muito baixas, o que o obrigou a sair de linha. O design desse carro me agradou desde o início, mas parece que o público não gostou.

Fusca: carisma inigualável o transformou no veículo mais famoso de todos os tempos.

No meio desse amálgama da mesmice que é o atual universo automotivo – com estilos parecidíssimos – destaco o acerto impressionante no desenho da atual geração do Peugeot 208. O hatch de origem francesa foi criado pelo designer Gilles Vidal, que hoje atua na Renault. Sua distribuição de volumes da carroceria é quase exata, a frente é imponente e superesportiva com um grupo de faróis enfatizados pelas luzes diurnas no formato de ´presas de leão´. O interior é agradável e a magnífica parte traseira completa um dos veículos mais belos já produzidos. É notável a elegância das lanternas e a beleza da tampa do porta-malas. O antigo Peugeot 208 vendia pouquíssimo, já o atual, muito mais bonito, está ficando forte no segmento.

Design espetacular e alta performance fizeram do Porsche 911 uma lenda automotiva.

Para você que gosta desse tema fascinante, sugiro que pesquise o amplo portfólio do designer alemão Peter Schreyer. Foi dele a extraordinária criação do Audi TT, um esportivo compacto de enorme sucesso. Esse notável artista foi contratado pela Kia Motors e logo tornou-se um dos presidentes dessa empresa. Além da Kia, ele também organiza as linhas estéticas dos veículos da Hyundai.

Audi TT: uma das mais sensacionais criações do designer alemão Peter Schreyer.

Outro notável ´escultor´ de belas carrocerias e interiores automotivos é o norte-americano Chris Bangle. Em sua passagem pela germânica BMW, deu um nó na cuca de muita gente pela sua genialidade nos projetos do X5, Z3 e também a Série 1.

BMW Z3 confunde-se com o talento respeitável de Chris Bangle, famoso designer norte-americano 

Falei de alguns nomes de profissionais notáveis ainda em atividade, mas se você quiser mergulhar no mundo dos verdadeiros ´monstros´ do design automotivo (no bom sentido, é claro…), viaje na grande obra-prima de Ferdinand Alexander Porsche, o homem que criou nos anos ´1960 o lendário modelo 911, carro esportivo mais cultuado até hoje nos quatro cantos do mundo. O Porsche 911 é belo, irrepreensível, exato e harmonioso em todas as suas gerações.

O belo Citroën DS (lançado nos anos ´1950) foi um dos veículos mais incríveis em termo de design e impressionante pelo nível de tecnologia que oferecia na época.

Antes dele, Ferdinand Porsche (avô de Alexander) criou o inimitável Fusca, veículo de maior carisma de todos os tempos. Para que você possa entender um pouco mais essas questões de design e sua influência nas vendas, se delicie com a excepcional arquitetura interna e as linhas suaves do Citroën DS, carro que, juntamente com o Porsche 911, ganhou a maior quantidade de prêmios relacionados ao seu estilo, forma e função.

Peugeot 208: desenho espetacular da carroceria tem angariado fãs e aumentado as vendas dessa marca francesa em todos os mercados.

O belíssimo DS foi desenhado pelo escultor italiano Flaminio Bertoni em parceria com o engenheiro aeronáutico francês André Lefèbvre. No início do texto dei exemplos que se comparam aos mágicos passes do Zico e Maradona. Aqui no fim tento fazer você se aprofundar nos gols de Pelé com assistências de Garrincha, ou seja, nas possibilidades surreais que encantaram por dar certo de uma maneira que poucos conseguiram fazer. (Fotos: divulgação Volkswagen, Peugeot, Audi, BMW, Porsche e Citroën / Instagram: @acelerandoporai.com.br)