Desde 2010

buru-rodas

Aston Martin DBR22 Concept: pureza de design e precisão de engenharia.

Bonita máquina inglesa homenageia modelos de corrida vitoriosos do passado e exibe traços espetaculares na carroceria.

A Aston Martin escolheu a “Monterey Car Week 2022” na Califórnia (EUA) para revelar pela primeira vez o seu espetacular DBR22, ainda um carro-conceito de dois lugares com motor V12 e ´cockpit´ todo aberto.

A criação desse esportivo é a mais recente dentre projetos extraordinários gerenciados pela divisão sob medida interna ´Q´ by Aston Martin, que este ano comemora uma década de construção de carros exclusivos para os clientes mais exigentes.

Ao combinar a arte clássica da construção de carrocerias com materiais avançados e tecnologias de fabricação de ponta, o DBR22 é uma mistura perfeita de pureza de design com a precisão de engenharia. Com proporções clássicas e curvas musculosas, ele exala tradição lembrando dois esportivos de cabine aberta e dois lugares: o DBR1 e o DB3S.

Uma característica particularmente notável desse carro é a grade frontal totalmente nova, que incorpora um design exclusivo e diferente dos padrões usuais vistos na produção em série dos modelos da Aston Martin. O capô apresenta uma abertura recuada em forma de ferradura que serve para auxiliar o fluxo de ar do motor V12/5.2.

Dentro dos arcos dos para-lamas está um conjunto de rodas de liga leve de 21 polegadas com 7 hastes, criadas especialmente para o DBR22.

No cockpit da bela máquina continua a fusão de abordagens clássicas e contemporâneas com muitos componentes exclusivos e um uso extensivo de couro e fibra de carbono. Com arquitetura definida pelo painel totalmente novo e telas de infoentretenimento elegantes, ele define o tom para um ambiente limpo e organizado. Erguendo-se por trás dos assentos estão as ´naceles´ duplas que suavizam o fluxo de ar atrás das cabeças do motorista e do passageiro.

A belíssima máquina inglesa vem equipada com um poderoso motor V12 Twin-Turbo (biturbo) de 5.2 litros extremamente potente: são 715 hp de potência máxima e torque colossal de 76,7 kgf.m. Segundo os dados técnicos fornecidos pelo fabricante, o Aston Martin DBR22 Concept consegue acelerar de 0-100 km/h em apenas 3,4 segundos, cravando velocidade máxima de 319 km/h.

Gostou? A marca britânica ainda não anunciou quantas unidades serão produzidas e também não revelou o preço do bólido. (Fotos: divulgação Aston Martin / Instagram: @acelerandoporai.com.br)