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Bentley vai fabricar 12 exemplares do esportivo clássico ´Speed Six´ dos anos ´1929

Cada unidade, que seguirá exatamente o padrão do veículo original dos anos ´1930, custará cerca de R$ 10 milhões

Raríssimos são os ´afagos´ de fabricantes tradicionais de veículos ao espírito antigomobilista do seu próprio passado. A inglesa Bentley é uma dessas exceções de marcas que se preocupam com a manutenção histórica de alguns dos seus grandes modelos.

Por intermédio da Mulliner (braço de projetos especiais da Bentley), serão refeitos – a partir do zero e em estado de zero-km – 12 unidades do Bentley Speed Six, icônico esportivo que dominou as famosas 24 Horas de Le Mans nos anos 1929 e 1930. Essa altamente exclusiva ´Continuation Series´ junta-se agora à outra fornada espetacular do Bentley Blower, mais um carro esportivo pré-2ª guerra que também foi refeito pela tradicional empresa britânica.

O bólido Speed Six nasceu basicamente dos Bentleys 4.5 e 6.1 litros de 1926. Revisões de suspensão e mecânica, tamanho de chassi e até de moldes de carroceria, contando com alívio de peso, foram necessárias para a criação de um carro de corridas vencedor. Um dos detalhes construtivos desse esportivo era o seu conforto ao rodar. Mesmo apto a percorrer longas distâncias sendo utilizado nos limites de performance, ele conseguia entregar maciez ao rodar, que era um ponto positivo para os pilotos que o conduziam.

Um novo motor de 6 cilindros em linha foi feito, recebendo agora dois carburadores SU, maior taxa de compressão e comando de válvulas de alto desempenho. A receita fez ele saltar de 147 para 182 cv de força e quase 6,6 litros de volume de deslocamento. Detalhe comum na época, a Bentley oferecia três opções de distâncias de entre-eixos para os chassis, no entanto, essa versão de corridas ganhou a mais curta delas com 3.353 mm (ou 132 polegadas).

Pilotado por Woolf Barnato e Sir Henry ´Tim´ Birkin, um Speed Six liderou desde a primeira volta até a bandeirada final em Le Mans, seguido por uma procissão de outros três Bentleys. Esse carro estabeleceu um recorde que durou quase 30 anos ao conseguir percorrer 2.844 km à uma velocidade média de 83 milhas/hora, cerca de 133,5 km/h.

Para entregar 12 novos Speed Six (cada um custará quase R$ 10 milhões!) a Bentley também vai utilizar a tecnologia a seu favor, contando, por exemplo, com impressão 3D para reproduzir algumas partes dos veículos originais, no entanto, já disse que manterá padrões construtivos legítimos (de época) para atingir as minúcias do projeto.

Para isso terá dois carros à sua disposição justamente para se obter ´moldes´ exatos das joias motorizadas: um vencedor de Le Mans em 1930 (Speed Six nº 3) e o ´GU409´, que faz parte da coleção Bentley Heritage.

Mesmo com muito dinheiro no bolso, será impossível comprar um dos doze exemplares, pois todos já foram reservados com antecipação por antigos clientes dessa famosa marca… (Fotos: divulgação Bentley / Instagram: @acelerandoporai.com.br)