A BMW é uma das líderes do segmento de luxo numa nova era que já está sendo caracterizada por inovações nas áreas de sustentabilidade, ambiente digital e eletrificação. Com o novo Série 7, o fabricante germânico está criando maneiras inovadoras para o desfrute da ´pura satisfação de dirigir´, conforto inigualável em longas distâncias e uma experiência digital de ponta. E essa reforma de filosofia construtiva, digamos assim, está muito bem representada no novo BMW i7, um sedã de alto luxo totalmente elétrico.
A novíssima Série 7 (ano/modelo 2023) disponibiliza três opções, incluindo o primeiro Série 7 puramente elétrico. O BMW 740i é alimentado por uma versão completamente atualizada do motor B58/3.0 TwinPower turbo de seis cilindros em linha. Agora chamado de ´B58TU2´, o propulsor de ciclo Miller apresenta portas de admissão e câmaras de combustão redesenhadas, comando de válvulas variável ´Vanos´ controlado eletronicamente e tecnologia híbrida leve de 48 volts.
Já o 760i xDrive combina a potência implacável do TwinPower turbo V8 de 4,4 litros (4.400 cm³) com a tração integral inteligente BMW xDrive. Esse motor V8 apresenta um novo coletor de escape, resfriamento de óleo externo e turboalimentação mais desenvolvidos. O conjunto também ganha tecnologia híbrida leve de 48V e, com o motor elétrico integrado à nova transmissão Steptronic Sport de oito velocidades, oferece os benefícios duplos de resposta otimizada e entrega de potência e maior eficiência graças à recuperação adaptativa.
E pela primeira vez na sua história, o Série 7 está agora disponível totalmente elétrico! Ele apresenta dois motores elétricos alimentados por corrente altamente eficiente com uma potência combinada de 536 cv de potência e 75,9 kgf.m de torque instantâneo. Segundo os dados fornecidos pela BMW, o i7 xDrive60 vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Seu alcance estimado com uma carga completa é de até 300 milhas (482 km) com emissão zero e ´silêncio absoluto´, assim promete o fabricante teutônico.
Desde que a 1ª geração fez sua estreia em 1977, o BMW Série 7 incorporou a definição de mobilidade individual altamente exclusiva. Um design que exala elegância e se congrega com um absoluto conforto interior e uma experiência de condução emocionante. Agora, 45 anos depois, a sétima geração chega como um dos veículos mais avançados e inovadores do segmento de alto luxo.
Os faróis duplos circulares característicos da marca e a grade em forma de ´rim´ foram reinterpretados. As funções de luz agora são divididas em duas áreas separadas, com os elementos superiores atuando como o ponto focal mais proeminente, especialmente quando destacados por detalhes opcionais de cristal Swarovski. Cada um desses cristais é iluminado por 14 unidades de LED. As medidas externas do novo BMW Série 7 foram ampliadas de forma discreta e harmoniosa. Ele cresceu 12,9 cm no comprimento, assim como a sua distância entre-eixos também aumentou.
Uma cor externa sólida e dez metálicas podem ser encomendadas para os novos BMW 740i e 760i xDrive. O modelo também pode vir com pintura em dois tons. Uma escolha seleta de materiais, artesanato de alta precisão e uma arquitetura interna minimalista, sustentam a experiência muito exclusiva a bordo. O design do cockpit (focado no motorista) também foi reinterpretado. A digitalização levou à redução significativa do número de botões e controles no cockpit. O BMW Curved Display exibe uma tela de informações de 12,3 polegadas e outra tela de controle de 14,9 polegadas.
O volante recém-projetado também desempenha seu papel na experiência de condução exclusiva. Tem dois raios e um fundo achatado. Seus painéis de controle contêm interruptores basculantes e rodas de rolagem, bem como botões que oferecem feedback tátil quando pressionados. Nos veículos especificados com o pacote M Sport, os motoristas são apresentados com um design clássico de três raios e fundo plano.
A estrutura clara do painel de instrumentos continua no design do revestimento das portas. Isso cria uma coordenação harmoniosa das superfícies ao redor dos assentos. A linha da ´BMW Interaction Bar´ avança para o acabamento das portas dianteiras. A partir do painel de controle integrado, os usuários podem ativar o aquecimento do banco e armazenar sua posição preferida do assento. Uma unidade de controle digital é integrada ao acabamento de cada porta traseira. Esta tela colorida de 5,5 polegadas permite que os passageiros selecionem sua escolha de programa de entretenimento, exibição de imagem e volume ao usar a tela de cinema BMW em veículos assim equipados. As telas sensíveis ao toque também controlam o ajuste do sistema de áudio, as funções de controle climático, as configurações de ajuste dos assentos, a iluminação ambiente e os guarda-sóis traseiros.
Os bancos traseiros multifuncionais são equipamento padrão no i7 xDrive60 e opcionais nos outros modelos. O sedã oferece ventilação e função de massagem também para os bancos traseiros. As seções laterais acolchoadas dos encostos facilitam a entrada e saída do veículo e os alto-falantes nos apoios de cabeça proporcionam um prazer de audição particularmente intenso via sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround Sound.
A opção Executive Lounge traz conforto inigualável para o compartimento traseiro. Inclui uma função de reclinação com apoio de pernas integrado para o espaço atrás do banco do passageiro dianteiro, além de um apoio de braço acolchoado e aquecido opcionalmente com inserção de vidro de alta qualidade e bandeja de smartphone integrada para carregamento indutivo.
O ajuste coordenado do ângulo do encosto e do ângulo da seção superior do encosto, posição para frente/trás e inclinação da superfície do assento permitem uma posição reclinada extremamente confortável. O encosto pode ser reclinado até 42,5°, o que define a referência no segmento. Almofadas de pescoço ajustáveis ??individualmente e espaço para a cabeça significativamente maior em comparação com o modelo de saída também aumentam o conforto de viagem. E para completar o altíssimo padrão de conforto, a suspensão pneumática adaptativa é de série.
Os clientes que desejam dar um toque pessoal ao design de interiores de seu novo Série 7 podem escolher entre uma variedade de equipamentos e combinações de cores exclusivas. O sedã pode vir com interior em couro Merino ou com o tecido Veganza (este disponível em quatro cores). As superfícies do assento são perfuradas e possuem acolchoado proeminente em padrão de diamante.
A ´BMW Individual Composition´ opcional eleva a sensação de bem-estar a bordo do novo Série 7 a um outro nível. Esta especificação adiciona o forro do teto com Alcântara em uma cor coordenada com o acabamento em couro Merino, que está disponível em Amarone, Smoke White, Mocha, Black ou Tartufo.
Os clientes também podem escolher entre três acabamentos de madeira de poros abertos, acabamento Mirror Oak High Gloss, acabamento Fineline Black com incrustações metálicas ou uma combinação deslumbrante de fibra de carbono com incrustações de fios prateados complementadas por detalhes em ´black piano´. Para quem deseja ainda mais requinte e exclusividade, com um interior mais aconchegante para longas viagens, o BMW Série 7 pode vir com couro Merino associado à lã de caxemira.
Dentro da composição de itens de conforto, o modelo oferece, ainda, controle climático automático de quatro zonas. No lugar das saídas de ar convencionais, o painel de instrumentos incorpora saídas tipo ranhura dispostas ao longo de toda a largura da BMW Interaction Bar. Isso também contribui para o estilo claro e minimalista do design do cockpit no novo Série 7. Agora também é possível ajustar a temperatura na área dos pés da frente separadamente.
O teto panorâmico Sky Lounge LED é padrão no novo Série 7. A capota agora consiste numa única superfície de vidro fixa emoldurada por uma borda de aço. A área transparente do teto cria um ambiente cheio de luz, mas há uma cortina deslizante que muda tudo, de acordo com o gosto dos ocupantes.
O magnífico sedã alemão ainda traz mimos inacreditáveis, como portas automáticas que abrem e fecham sozinhas ao toque de um botão! A sequência de abertura e fechamento também pode ser ativada usando a chave. O ambiente interno é extremamente silencioso, mas mesmo assim, a BMW promete uma experiência de condução emocionante.
Os motores elétricos funcionam de acordo com o princípio de um motor síncrono eletricamente excitado, com uma alimentação precisamente controlável que coloca o rotor em movimento em vez de ímãs permanentes fixos. Este projeto exclui completamente a necessidade de metais de terras raras na fabricação do rotor.
A entrega de potência silenciosa do BMW i7 xDrive60 é distribuída com 308 cv nas rodas traseiras e 255 cv no eixo dianteiro. O pico de potência chega aos 536 cv e o modelo atinge velocidade máxima de 240 km/h. O conjunto também tem recuperação adaptativa de frenagem, detalhe que colabora com a autonomia.
Os proprietários do novo i7 xDrive60 residentes nos EUA desfrutarão de sessões de carregamento ilimitadas nas estações de carregamento Electrify America sem nenhum custo. No mercado norte-americano, a tabela de preços começa em US$ 298.000, cerca de R$ 1,6 milhão. (Fotos: divulgação BMW / Instagram: @acelerandoporai.com.br)