Numa conferência realizada para a imprensa, o BMW Group anunciou na data de hoje (10/04) que, a partir do último trimestre desse ano, passará a fabricar na sua unidade de Araquari (SC), o modelo X5 híbrido plug-in, utilitário esportivo de alto luxo que tem tabela de preço com valor a partir de R$ 710.000. A fábrica brasileira dessa conhecida marca alemã já produz localmente os SUVs X1, X3 e X4 e também o sedã Série 3.
Apesar de ser um complexo fabril completo com todo o processo de estampagem de carroceria, solda, pintura e demais andamentos tecnológicos, no caso do X5 híbrido plug-in a fabricação será executada no esquema ´CDK´, ou seja, com algumas peças importadas e montadas no Brasil. Durante a coletiva de imprensa, a empresa germânica não adiantou, por exemplo, quais os índices de nacionalização do X5 feito aqui.
A versão escolhida é a X5 xDrive50e PHEV, já conhecida do público brasileiro. O SUV de alto padrão vem com o tradicional motor 3.0 biturbo com 6 cilindros em linha e 313 cv, que atua associado a uma unidade elétrica de 197 cv. A potência combinada fica em 498 cv e o torque máximo é de 71,3 kgf.m.
De acordo com dados técnicos divulgados, o modelo tem autonomia de até 110 km rodando apenas no modo elétrico dentro do chamado ´ciclo europeu WLTP´. (Fotos: divulgação BMW / Instagram: @acelerandoporai.com.br)