Breaking News: 10 notinhas pra você ficar atualizado com as novidades do setor automotivo.

CONSÓRCIO FORTE: Toyota, ENEOS, Suzuki, Subaru, Daihatsu e Toyota Tsusho Corporation, estabeleceram a ´Associação de pesquisa de inovação em biomassa para combustíveis de automóveis de próxima geração´ (Research Association) para estudar formas de otimizar o processo de produção de combustível. Essas corporações entendem que é crucial fornecer diversas opções de energia para atender às necessidades de muitas regiões e clientes diferentes, a fim de alcançar a neutralidade de carbono.

RECICLAGEM: startup indiana Nunam encabeça projeto interessante readaptando módulos feitos com baterias de alta tensão, reutilizados após o ciclo de vida de um carro elétrico, tornando-se um acumulador viável de ´segunda mão´ para veículos menores, como por exemplo, os três riquixás elétricos que a starup está levando para as estradas da Índia. Os pequenos veículos são alimentados por baterias usadas e retiradas de carros de teste da Audi, como o esportivo e-tron.

CHINA 1: a chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL), construirá uma fábrica de baterias de veículos elétricos no México. O objetivo é fornecer baterias com maior rapidez às montadoras norte-americanas de veículos. A CATL é a maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo.

CHINA 2: atuando pela primeira vez na Europa, a também chinesa Kaiyi Auto entregou o seu primeiro lote de 300 carros que serão comercializados na Itália. Os veículos estão sendo importados e distribuídos pela empresa local EMC, que tem 15 anos de experiência em vendas de marcas chinesas, 65 pontos de distribuição e 26 pontos de serviço na Itália. O modelo ´X3 Pro´ será vendido como ´Wave 3´ naquele mercado.

PESQUISA recente efetuada pela ´Kantar´ em nome da Mercedes-Benz Mobility, constatou que quase 80% dos motoristas que possuem veículos premium, pretendem trocar para um carro elétrico nos próximos cinco anos. A maioria (cerca de 66%) disse que pretende financiar o novo carro ao invés de comprá-lo à vista. A pesquisa foi feita na Alemanha, Estados Unidos e China com 2.500 motoristas de várias marcas.

DANA LANÇA para o mercado de reposição brasileiro suas novas bombas hidráulicas ´Spicer Select´, que são empregadas em pás carregadeiras, máquinas de movimentação de containers, veículos de mineração, etc. As novas bombas Spicer Select estão disponíveis para aplicações em diversos fabricantes, como Michigan, Fiat-Allis, Case, Clark, New Holland, Random e Caterpillar.

A FABRICANTE de tintas automotivas OEM BASF está lançando a primeira plataforma de comércio digital de tintas automotivas homologadas por fabricantes para a pintura de autopeças metálicas. São produtos que atendem aos parâmetros determinados pelos fabricantes para manter a qualidade e a identidade visual em linha com cada marca. O portfólio oferece tintas protetivas e de acabamento, além de produtos em kits completos com primer, diluente e catalisador. Interessado? Acesse: www.tintasautomotivas.basf.com.br

O “PROJETO EV” foi apresentado pela Kawasaki no Salão de Milão de 2019. Agora, como evolução dessa semente, essa marca japonesa lançará a sua nova moto 100% elétrica. Ficará pronta em 2023 e se chamará ´Ninja E1´.

BMW ESPANHA É A MAIS NOVA PATROCINADORA DO TIME DE FUTEBOL REAL MADRID. A aliança foi materializada no complexo esportivo da famosa equipe na presença de Florentino Pérez, Presidente do Real Madrid e Manuel Terroba, Presidente Executivo do BMW Group Espanha e Portugal. Jogadores, comissão técnica e dirigentes do clube, terão acesso a veículos 100% elétricos da marca, podendo escolher entre qualquer um dos modelos atuais iX, i4, iX3, i7 ou iX1 para sua mobilidade.

FIM: marca japonesa Suzuki anunciou que deixará a MotoGP (campeonato mundial mais importante de motovelocidade) no final da temporada de 2022. A empresa também informou que a sua participação no Mundial de Endurance será encerrada este ano. O executivo Toshihiro Suzuki (presidente da marca) declarou o seguinte: “Neste momento há uma necessidade de realocar recursos em outras iniciativas. Construiremos uma nova operação no negócio de motocicletas, focado na sustentabilidade”.