Breaking News: 11 notinhas pra você ficar atualizado com as novidades do setor automotivo.

CHINESA BYD, fabricante de veículos elétricos, entrou agora no mercado de automóveis de passageiros no Japão. A marca já lançou três EVs: Atto 3 será o primeiro a chegar e logo depois virão os modelos Dolphin e Seal. Desde 1999 que a BYD vende baterias recarregáveis ??para clientes japoneses e também comercializa ônibus elétricos e empilhadeiras.

BMW MOTORRAD confirma a chegada do modelo ´R18´ ao Brasil ainda este ano. A motocicleta com linhas clássicas tem motor boxer (cilindros contrapostos) com 1.800 cilindradas, dois cilindros, bloco e transmissão feitos de alumínio. A máquina tem câmbio automático de seis marchas e desenvolve 91 cv de força aos 4.750 rpm. O preço ainda não foi divulgado.

CONFIRMADO o lançamento da picape Jeep Gladiator para o mercado brasileiro. O modelo será apresentado para a imprensa automotiva no próximo dia 4 de agosto.

SOBE: Hyundai Motor Group, detentor das marcas automotivas Hyundai e Kia Motors, apesar de terem vendidos menos carros no último trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, registrou aumento significativo no lucro operacional das duas fabricantes sul-coreanas.

DESCE: fechados os números de vendas do segundo trimestre de 2022, a General Motors divulgou lucro líquido de US$ 1,7 bilhão, cerca de 40% abaixo do mesmo trimestre de 2021. O gigante grupo norte-americano continua sendo impactado negativamente pelas interrupções na cadeia de suprimentos.

DANÇA DAS CADEIRAS: O conselho de supervisão do Grupo VW nomeou Oliver Blume (executivo forte da Porsche) como o novo CEO global da Volkswagen. Blume assumirá o posto a partir de 1º de setembro de 2022 no lugar de Herbert Diess, que deixa o cargo na empresa alemã três anos antes do término oficial do seu contrato.

A VALMET AUTOMOTIVE, que tem uma fábrica de automóveis em Uusikaupunki, na Finlândia, fechou contrato com o Mercedes-Benz Group AG para fabricar o superesportivo Mercedes-AMG GT. A empresa montará a versão de quatro portas do AMG GT nas configurações ´ICE´ e híbrida. O início da produção está previsto para o segundo semestre do ano que vem.

MINI COOPER S E – Resolute Edition -, série especial com pintura, acabamentos e interior exclusivos, chega ao Brasil com volume limitado à apenas 30 unidades. Com propulsão 100% elétrica, o modelo já está em pré-venda nas concessionárias da MINI no Brasil e as primeiras unidades chegam na segunda quinzena de agosto/2022 ao preço sugerido de R$ 293.990.

FÁBRICA DA TESLA em Xangai (China) consolida-se como a maior unidade do grupo de Elon Musk no mundo: agora tem capacidade de produzir 750.000 veículos por ano. A fábrica da Tesla em Fremont (Califórnia) consegue fazer 650.000 unidades/ano, enquanto as unidades mais novas da marca (Texas e Alemanha) têm capacidade de 250.000 veículos/ano cada.

NO SEU AUDACIOSO projeto do Mégane E-Tech Electric, a Renault desenvolveu uma motorização elétrica toda dentro de casa, criando uma inovação muito interessante, que é um propulsor com rotor sem ímã. Ao invés disso, usa o cobre, que tem um impacto muito menor no meio ambiente. Além disso, a marca francesa diz que a invenção economiza mais energia das baterias, principalmente, em altas velocidades.

NO INTUITO de ganhar mais espaço no segmento de veículos subcompactos elétricos, a Hyundai confirma que lançará em 2023 o ´i10 electric´. O modelo será comercializado primeiramente na Europa e depois em outros mercados. O Brasil está na lista, já que Renault e CAOA Chery já oferecem opções similares por aqui.