SEM VOLTA: marca inglesa Jaguar Land Rover anunciou o início de um supertreinamento com 29 mil pessoas nos próximos três anos. O objetivo é capacitar ao máximo os seus funcionários e parceiros terceirizados para conseguir uma rápida transição dos seus veículos a combustão interna para motorizações 100% elétricas.
ATENÇÃO TOTAL: sueca Volvo Cars desenvolveu um novíssimo recurso de segurança. Trata-se de um radar interno extremamente sensível a ponto de detectar gestos mínimos em escala ´submilimétrica´, como por exemplo, os movimentos de um bebê dormindo. O recurso – que estará presente no novo SUV EX90 – foi projetado para evitar que crianças sejam acidentalmente deixadas dentro dos carros.
MAIS SEGURANÇA: modelos Subaru Legacy Outback e Crosstrek passam a vir com sensor de visão com maior ângulo de detecção de pedestres e bicicletas ao redor do veículo. A novidade, segundo a Denso, fabricante do sensor em questão, deverá diminuir o número de acidentes com transeuntes e ciclistas.
PARCERIA: sul-coreana Hyundai anunciou o início de uma valiosa parceria com a renomada fabricante de sistemas de freios automotivos ´PureForge Braking Systems´ para o desenvolvimento conjunto de produtos inovadores para equipar seus futuros veículos.
ÓTIMO NEGÓCIO: a ´Youlchon Chemical Company´, empresa da Coreia do Sul, celebra a assinatura de um contrato no valor de US$ 1 bilhão para fornecer componentes de bateria à Ultium Cells, joint venture de baterias de veículos elétricos estabelecida nos EUA entre a General Motors e a LG Energy Solution. O contrato é válido por um período de seis anos.
ELÉTRICOS: Mercado Livre, líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, registrou um aumento de 77% na procura por carros elétricos e híbridos seminovos na plataforma em 2022, frente ao mesmo período do ano anterior. Os modelos híbridos mais buscados são Toyota Corolla, Ford Fusion e Porsche Panamera. Já o top 3 entre os elétricos é formado pelo Porsche Taycan, BMW i3 e Tesla Model S.
DOAÇÃO: Hyundai Motor Brasil cedeu de forma gratuita 1 tonelada de eletrônicos para o projeto “Sementes do Amanhã”, da instituição Rotary Piracicaba, uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, que visa reaproveitar equipamentos em bom estado e vender o que não for reutilizado, gerando receita para ajudar outras entidades e capacitando jovens na área de informática.
CRESCENDO: Fiat alcançou a marca de 250 mil unidades do Cronos produzidas na fábrica de Ferreyra, em Córdoba (Argentina). O sucesso comercial do modelo, que já chegou à linha 2023 no mercado brasileiro, demandou o reordenamento dos processos, permitindo a incorporação de um segundo turno produtivo com 80 novos colaboradores.
LOCADORA DE PESADOS: Grupo Volvo fundou a ´Locadora Volvo´, empresa especializada na locação de caminhões, ônibus e equipamentos de construção da própria marca para o mercado brasileiro. Os planos variam por km rodado, hora trabalhada ou assinatura em prazos que vão de 24 a 60 meses.
PERSONALIZAÇÃO: desde 2015 que a Mercedes-Benz do Brasil realiza, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a customizações de caminhões, visando atender demandas de clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte. Se você não sabia, sim: é possível montar o seu caminhão MB zero km do jeito que for melhor para o seu negócio.
AUTÔNOMO: a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início à sua fase dos veículos com direção autônoma. Já está em testes o primeiro veículo da marca capaz de trafegar sem a necessidade de interferência direta do condutor. É um Constellation 31.280 8×4 que vai atuar junto às colhedoras no campo, em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo, com foco em assegurar maior produtividade e eficiência à operação.
ETANOL: segundo um levantamento realizado pela ValeCard (empresa especializada em soluções de gestão de frotas) o mês de setembro foi marcado pela queda de 13,93% no valor do etanol, comparado ao mês anterior. O preço nacional médio foi de R$ 3,462 o litro. Com essa diminuição, abastecer com etanol se tornou vantajoso em quatro Estados: Mato Grosso do Sul; São Paulo; Minas Gerais e Goiás.
RETOMADA: as compras de veículos por parte de locadoras cresceram 85,4% no Brasil, na comparação entre os dois primeiros trimestres de 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Isso significa que, nos primeiros três meses do ano foram emplacados 78.578 automóveis e comerciais leves, enquanto no segundo trimestre o total de compras do setor saltou para 145.720 unidades. Setor já voltou a crescer.
NO TOPO: a BMW conquistou o 1º lugar do ranking da 26ª edição da ´Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com as Marcas´, realizada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, nos segmentos de Automóveis e Comerciais Leves. A pesquisa tem como objetivo avaliar o grau de satisfação do concessionário e sua capacidade de gerar resultados para o negócio, além de fidelizar o consumidor aos produtos da marca.
GENTE: executivo Paulo Moraes, formado em engenheira de produção mecânica pela Universidade de São Paulo, é o novo vice-presidente da área de Vendas e Marketing para Operação Industrial da Scania na América Latina.