Desde 2010

buru-rodas

Breaking News: 18 notinhas para você ficar atualizado com as novidades do setor automotivo.

:::::

PARALIZAÇÃO  Quatro montadoras importantes que atuam no Brasil há muito tempo (General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis) anunciaram uma pausa de três semanas nas suas fábricas locais. As empresas alegam a escassez de peças (incluindo os semicondutores) e a baixa procura do público por carros novos, o que representa, sem dúvida, um cenário ruim na economia nacional.

VAMOS COM CALMA…  A Honda (que produz carros, motos, aviões… dentre muitos outros produtos alimentados por combustíveis fósseis) é uma das empresas do segmento automotivo que está sendo contida nessa euforia coletiva em relação à chegada dos veículos elétricos. A gigante japonesa, ao contrário da maioria, não está fixando datas para encerrar os seus veículos a combustão, pois sabe que necessita dos polpudos lucros desse tipo de automóvel para conseguir, gradualmente, migrar para a eletrificação no futuro. Muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte… Se os combustíveis sintéticos forem viabilizados, por exemplo, os elétricos sofrerão grande impacto.

EXPANSÃO  Chinesa BYD lançou no mercado da Jordânia os seus carros elétricos de passageiros. A Jordânia é o primeiro local de atuação da BYD no Oriente Médio. A distribuidora local nomeada foi a Mobility Solutions Auto Trade Company. Inicialmente, serão comercializados por lá os modelos Dolphin, Tang, Atto 3 C-SUV e o Han.

GANGORRA  Embora o mercado mundial de veículos tenha subido 11% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, a demanda por carros novos diminuiu em praticamente todos os grandes países. China sofreu queda. Europa e EUA foram bem nos dois primeiros meses do ano.

INJEÇÃO DE CAPITAL  Conglomerado Stellantis investirá 130 milhões de Euros na sua antiga fábrica de montagem da Opel Eisenach (Alemanha), para adicionar a produção de um modelo elétrico que será construído na nova plataforma STLA Medium. A produção está programada para começar no segundo semestre de 2024.

NOVO FORD ELÉTRICO Ford revelou esta semana que terá mais um veículo a bateria. Trata-se do novo Explorer elétrico, que segue a trilha do Mustang Mach-E e da E-Transit. O Explorer elétrico será o primeiro carro construído na nova parceria da Ford com a Volkswagen. Ele será montado na plataforma MEB da VW, a mesma que sustenta a linha de elétricos ´ID´.

FIAT NA ARGÉLIA  Numa cerimônia que contou com a presença de autoridades do governo e da montadora, a Stellantis lançou sua marca Fiat na Argélia. Esta nova fase de investimento segue um ´acordo de especificações automotivas´ que a Stellantis assinou em novembro de 2022 com a Agência de Promoção de Investimentos da Argélia (AAPI). Na primeira fase, a Fiat montará quatro modelos por lá.

MUDANÇA  Volvo Buses já alterou o seu modelo de negócios na Europa. Por causa disso, decidiu que vai fechar a sua fábrica de carrocerias em Wroclaw (Polônia) em 2024. A empresa sueca aplicará os mesmos moldes de atuação que já tem em vários outros mercados, ou seja, vai se concentrar somente na produção de chassis de ônibus, terceirizando a compra das carrocerias de empresas externas.

O MUNDO GIRA  A pandemia do Covid-19 criou situações inusitadas. A interrupção da cadeia de suprimentos automotivos foi uma delas. Fabricantes ainda estão tendo largos prejuízos por causa da falta de semicondutores (chips), e o costume de não mais gerar grandes estoques no pátio, parece que está sumindo. Ao contrário, os fabricantes estão mantendo estoques maiores para se proteger contra interrupções não planejadas. Isso não acontecia desde os anos ´1990.

LOCAÇÃO  Segundo dados fornecidos pela ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), as empresas brasileiras de aluguel de carros adquiriram em 2022 um total de 590.520 automóveis destinados a esse fim. O gasto para isso foi de R$ 55,2 bilhões, o que representa um aumento de 33,6% em relação ao volume comprado em 2021.

BRUTUS  Ipiranga Lubrificantes lançou o seu novo lubrificante 100% sintético para veículos pesados. Trata-se do Brutus Sintético 10W40, que atende a norma da Volkswagen Caminhões por intermédio da especificação MAN N 3277, atendendo aos motores MAN D08 e D26.

DUAS RODAS  Encerrado no final de 2015, o campeonato ´Moto 1000 GP´ retornará às atividades para integrar a temporada 2023 do Brasileiro de Motovelocidade, que ainda receberá as provas da R3 CUP e ´2 Horas de Endurance´. O campeonato terá seis etapas e começará em Goiânia nos dias 14, 15 e 16 de abril.

MAIS SEGURANÇA  A italiana Pirelli instalou uma nova máquina em seu departamento de pesquisa e desenvolvimento em Milão (Itália), que é capaz de testar pneus submetidos a velocidades de até 500 km/h! O objetivo, logicamente, é alcançar um índice de segurança ainda maior nos seus compostos de borracha.

FORMULA E  Após 9 anos de espera, a ´Fórmula E´ finalmente fará a sua estreia no Brasil. No próximo sábado (25/3) ocorrerá o ePrix de São Paulo, que já é a sexta prova do campeonato de 2023. A competição visa promover a mobilidade sustentável, incentivando o desenvolvimento de tecnologias limpas e a redução das emissões de gases poluentes.

MAIS ÔNIBUS  O sistema de transporte urbano coletivo de Maceió (AL) receberá 100 novos ônibus Marcopolo Torino para melhorar os serviços para a população da capital alagoana. Os veículos foram adquiridos pelas empresas São Francisco, Real Transportes Urbanos e Cidade de Maceió.

NOVO NA ÁFRICA  A Volvo Trucks entregou o seu primeiro caminhão elétrico pesado na África a um operador municipal do setor de coleta de lixo em Rabat (Marrocos). O modelo Volvo FE é o primeiro pesado elétrico a bateria de um fabricante global a entrar em operação comercial na África ou seja, por lá, o mercado está 99,9% aberto nesse segmento. A meta global da Volvo Trucks é que até 2030, 50% de todos os seus novos caminhões vendidos sejam elétricos.

ANIVERSÁRIO  Com suas atividades iniciadas no Brasil em 23 de março de 1953 no bairro Ipiranga, São Paulo (SP), a Volkswagen, empresa de origem alemã, completa hoje, 70 anos de atuação no mercado brasileiro. De lá pra cá ela já produziu a Kombi, o Fusca, o Karmann-Ghia, SP1 e SP2, a Brasília, o Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro, Santana, Quantum, Polo, Fox, Up!, novo Polo, Virtus, T?Cross e Nivus. Para comemorar a data, a VW anuncia a chegada do elétrico ID.4 ao Brasil a partir do segundo semestre.

OUTRA CELEBRAÇÃO  O Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) comemora 25 anos de atuação. A primeira unidade do CETH no Brasil foi inaugurada em março de 1998 em Indaiatuba (SP). Existem mais dois: uma unidade em Recife (PE) e outra em Manaus (AM). Entre o público atendido para o aperfeiçoamento de pilotagem e aprendizado de segurança no trânsito, estão alguns frotistas, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar, SAMU, dentre outros.

CONFIRA o para-choque filosófico da semana! >> A primeira glória é a reparação dos erros. (Machado de Assis)

Siga o nosso Instagram:  @acelerandoporai.com.br